Os proprietários terão a possibilidade de aumentar o valor das rendas em até 2,16% no próximo ano, de acordo com os dados de inflação de Agosto recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados confirmam as estimativas anteriores e mostram que, nos últimos 12 meses até Agosto, a variação média do índice de preços, excluindo a habitação, foi de 2,16%. Este é o valor que servirá como base para o cálculo do ajuste anual das rendas para 2025, conforme o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU).
O ajuste efectivo das rendas deverá ser publicado em Diário da República até 30 de Outubro e os proprietários só poderão notificar os inquilinos sobre o aumento da renda após essa data. A subida das rendas só poderá ser aplicada 30 dias depois do aviso.
A taxa de aumento para 2025 é menor do que a do ano passado, que foi de 6,94%. Em 2024, o governo anterior optou por não limitar os aumentos das rendas, ao contrário de 2023 e implementou medidas para fortalecer o apoio aos inquilinos.