O Cartão Jovem Europeu, destinado aos jovens entre os 12 e os 30 anos, voltou a ganhar destaque no início de 2024, renovado e digital, com o objetivo de melhorar a mobilidade juvenil, promover o acesso à cultura e fomentar a participação cívica. Lançado em 1986, o cartão foi amplamente utilizado nas décadas de 1980 e 1990, mas agora surge com uma nova abordagem, mais acessível e moderna, oferecendo aos jovens portugueses uma ferramenta de informação, participação, capacitação e descontos.
O Cartão Jovem é gratuito e apresenta uma série de benefícios tanto em Portugal como na Europa. Entre os destaques nacionais, estão os descontos nas Pousadas de Juventude, nos serviços do Intrarail, na CP – Comboios de Portugal e no Jardim Zoológico de Lisboa. Para além destas parcerias, o Cartão Jovem estabeleceu novas colaborações de grande relevância para os jovens, especialmente na área do desporto. A Liga Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Hóquei, a Federação Portuguesa de Basquetebol, o Sporting Clube de Braga, o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto são agora parceiros da iniciativa, oferecendo condições especiais aos seus aderentes.
No âmbito das novas ações para o bem-estar dos jovens, o Cartão Jovem lançou uma parceria inovadora com a Ordem dos Psicólogos de Portugal (OPP) e a MoviJovem, visando promover a saúde mental da população jovem. Através de um protocolo firmado, foi criada uma bolsa de psicólogos e psicólogas, com o objetivo de oferecer aconselhamento psicológico a preços reduzidos para os jovens que aderem ao programa. Com esta medida, a MoviJovem pretende “quebrar barreiras no acesso à saúde mental”, sublinhando que “cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”.
Para mais informações sobre a Bolsa de Psicólogos e as condições de acesso aos diversos benefícios, os jovens podem consultar o site oficial em www.cartaojovem.pt ou visitar as redes sociais do Cartão Jovem para detalhes adicionais.