A Figueira da Foz foi palco, no passado sábado, dos Campeonatos Nacionais de Estrada de 2025, reunindo 1763 atletas num evento que bateu o recorde de participações. A prova principal, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e o Município da Figueira da Foz, atraiu os melhores atletas nacionais, que disputaram os títulos nos escalões sub-20, sub-23 e absolutos.
Apesar da vitória absoluta pertencer ao queniano Charles Rotich, do Sporting, que completou os 10 km em 27m55s, o destaque recaiu sobre Isaac Nader, do Benfica, que revalidou o título nacional e estabeleceu um novo recorde português com 28m01s, superando a sua própria marca anterior. Miguel Moreira (28m38s) e André Pereira (28m51s), também do Benfica, completaram o pódio.
No sector feminino, Mariana Machado, do Sporting de Braga, sagrou-se bicampeã nacional com o tempo de 32m12s. Solange Jesus (33m47s) e Mónica Silva (33m49s) ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mariana destacou o prazer de vencer: “Ganhar não cansa. É sempre especial”.
A manhã começou com um treino aberto à comunidade, liderado por figuras do atletismo como Dionísio Castro, Sara Moreira, Francis Obikwelu e Paulo Guerra. O evento foi transmitido ao vivo nos canais digitais da FPA e no canal A Bola TV.
Paralelamente, a Corrida e Caminhada dos Reis, organizada pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e pela Associação 4 Estações, atraiu mais de 700 inscritos. Na corrida, Leonardo Schwindt, da Associação Académica de Coimbra, foi o grande vencedor com 34m30s, seguido por Alex Silva (34m43s) e Carlos Nunes (35m27s). Entre as mulheres, Diana Gaspar completou a prova em 44m22s, conquistando o primeiro lugar feminino.