O 33.º Festival de Peixe da Figueira da Foz 2024 será encerrado com um jantar de gala no próximo dia 30 de janeiro, no Casino Figueira. Durante a noite, serão entregues os Prémios Gourmet, promovidos pela Associação Figueira com Sabor a Mar, em reconhecimento aos parceiros e entidades que contribuíram para o sucesso dos eventos.
Na última reunião da direção da Associação, presidida por Mário Esteves, foi feito o balanço do Festival do Bacalhau e seus derivados, que obteve uma adesão significativa. O Festival da Sardinha destacou-se como o mais popular, seguido pelos festivais da Raia, Caldeiradas, Bacalhau, Sável/Lampreia e Búzios, somando um total de 60 dias de festivais em 2024, com cerca de 25 mil refeições servidas, com base nas fichas de avaliação entregues pelos participantes.
A direção da Associação reconhece o impacto positivo destes eventos para a região, embora Mário Esteves tenha mencionado que “poderia ser ainda melhor”, destacando a necessidade de mais participantes e o apoio das entidades oficiais para continuar o sucesso das iniciativas. “O êxito é fruto de um grande esforço dos restaurantes e patrocinadores”, afirmou, lamentando a falta de apoios mais consistentes.
Durante a reunião, foram sorteados os vencedores das fichas de avaliação, que terão direito a um jantar para duas pessoas no evento de encerramento. Os premiados foram: Rute Amaral (1.º lugar), Anabela Loureiro (2.º lugar) e Luís Medina (3.º lugar), todos com um convite para o jantar de gala, que inclui ainda uma noite de estadia no alojamento local Caçarola Dois.
Na cerimónia, serão também atribuídos dois Prémios Gourmet. O primeiro será entregue às Caves Aliança, pelo seu contributo para os festivais, enquanto o segundo será destinado ao Coliseu Figueirense, um espaço cultural com 130 anos de história, que tem sido um pilar do turismo na cidade. Além disso, o Hotel Wellington será homenageado com uma placa de gratidão pela colaboração contínua com a Associação Figueira com Sabor a Mar ao longo de mais de uma década.