Na passada sexta-feira, 10 de janeiro, foi formalizada a consignação das obras de estabilização e consolidação estrutural da Torre de Redondos, também conhecida como Torre ou Castelo de Buarcos. A intervenção, adjudicada à empresa Arqueohoje, especializada em conservação de património, representa um investimento de 97.434,11€, acrescido de IVA, e tem como objetivo assegurar a preservação desta estrutura histórica através de ações de estabilização, limpeza e conservação.
Os trabalhos previstos incluem a limpeza do monumento, a estabilização da torre, a reconstrução das paredes em alvenaria e o preenchimento das juntas. Numa fase seguinte, será desenvolvido um projeto de valorização que contemplará a melhoria das acessibilidades, a interpretação histórica da estrutura e a sua integração no contexto local, promovendo a fruição pública deste património.
A Torre de Redondos, classificada como Monumento de Interesse Municipal e integrada na Zona Especial de Proteção (ZEP) do Teatro Trindade, pertence a um particular desde 1926. Contudo, encontra-se sob a responsabilidade do município, que firmou, em janeiro de 2022, um Contrato de Comodato com o proprietário, válido por 25 anos, com o objetivo de garantir a sua conservação.
Datada do século XI, ou possivelmente de períodos ainda mais antigos, a torre é considerada o mais antigo edifício do concelho da Figueira da Foz.