O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) irá instalar equipamentos para o estudo da velocidade dos ventos na Figueira da Foz, tanto no mar como em terra.
O primeiro equipamento será colocado na zona marítima destinada à produção energética offshore, permitindo a recolha de dados essenciais para a avaliação do potencial eólico na região. Em terra, será instalado um sensor LiDAR junto ao Centro de Investigação no Abrigo da Montanha, beneficiando da proximidade dos investigadores e da troca de informações científicas.
Além destes equipamentos, o LNEG pretende ainda implementar uma torre de medição de ventos com 100 metros de altura. Para concretizar esta instalação, foi solicitada a colaboração da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que deverá articular com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a viabilidade da sua localização.
Com este projeto, o LNEG reforça o seu compromisso na investigação e desenvolvimento de soluções sustentáveis para a produção de energia, contribuindo para o conhecimento das condições eólicas da região e impulsionando o potencial de energia renovável na Figueira da Foz.