Soure regressa à época dos Templários com recriação que envolve 1.500 pessoas

Must read

Mais de 1.500 pessoas, maioritariamente alunos do Agrupamento de Escolas de Soure, participam este domingo, dia 29, numa recriação histórica que remete os visitantes para o ambiente do concelho no século XII.

Apoiada pela Câmara Municipal de Soure, a iniciativa “tem o formato de feira” e decorre no centro histórico da vila, envolvendo estudantes, professores e funcionários dos diferentes estabelecimentos de ensino, além de uma associação deste Município.

“É uma feira que vai ao encontro do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, refere a directora do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Luísa Pereirinha.

Luísa Pereirinha salientou que a realização cultural, subordinada ao tema “Soure Templário no tempo de Martinho Árias”, visa reforçar os laços das escolas com a comunidade, evocando ao mesmo tempo o patrono do agrupamento.

Também conhecido por Martinho de Soure, onde viveu cerca de 20 anos, no período da Reconquista Cristã, promovendo importante obra social, económica e religiosa, o presbítero Martinho Árias foi um cónego da Sé de Coimbra.

Sofreu o martírio e morreu em 1145, em Córdoba, para onde foi levado após ter sido preso pelos muçulmanos, tendo sido canonizado pela Igreja Católica.

“Vamos partilhar com todos aquilo que fazemos. Esta é uma oportunidade de demonstrarmos que a escola é uma força viva”, salientou Luísa Pereirinha.

A responsável explicou que o projecto, no actual formato, avançou por “proposta de um professor de História entusiasta da Idade Média”, a que se juntaram outros docentes desta área, passando a envolver todo o agrupamento, que conta com o apoio da autarquia, presidida por Mário Jorge Nunes.

A pandemia da covid-19 impediu a sua estreia em 2020, como inicialmente estava previsto, e depois também em 2021.

A recriação, que decorre nos espaços adjacentes ao Castelo de Soure, começou na sexta-feira, decorreu sábado e termina este domingo. “Bailias e folguedos do povo”, casamentos, “aferição dos pesos e medidas pelo almoxarife”, pregões, comeres e beberes da dieta mediterrânica, leilão de cativos, saltimbancos, contadores de histórias, “sermão de Martinho Árias”, trovadores e peregrinos de Santiago de Compostela são algumas das teatralizações e momentos de inspiração medieval.

 

- Advertisement -spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Latest article