“CLARIDADE, UMA VIAGEM NAS ORIGENS”
Apresentação do Documentário Sobre a Figueira da Foz, da autoria do escritor Gonçalo Cadilhe.
No próximo domingo, dia 6 de fevereiro, terá lugar, pelas 16h00, no Auditório João César Monteiro do CAE, a exibição do documentário “Claridade, Uma Viagem nas Origens”, da autoria do escritor figueirense Gonçalo Cadilhe, que tem por objetivo dar a conhecer, de um modo mais abrangente e apelativo, curiosidades, pormenores e a história da Figueira da Foz através dos tempos, num equilíbrio entre os primórdios e a atualidade.
De referir que a banda-sonora integra dois temas originais do reconhecido pianista e compositor Júlio Resende, sendo um dos quais uma adaptação da “Canção da Figueira”, imortalizado pela voz de Maria Clara, que inclui a participação de Júlio Machado Vaz.
Será que a Figueira da Foz é mesmo especial? Ou somos nós, os figueirenses, que a sentimos assim? O viajante-escritor figueirense Gonçalo Cadilhe propõe um olhar sobre a cidade de todos os seus regressos a partir de uma perspetiva moldada por décadas de viagens em tantas outras cidades do mundo. Passando pela história e geografia e detendo-se também na paisagem e nas características inatas dos seus conterrâneos, Gonçalo Cadilhe convida-nos a refletir sobre o privilégio de habitar na Figueira da Foz.
Produção: Câmara Municipal da Figueira da Foz
Realização: Paulo Fajardo e Gonçalo Cadilhe
Duração: 1h00
M/6 Anos
Esta sessão contará com a presença do autor Gonçalo Cadilhe.
Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE e de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde para a COVID19.