Parque Desportivo da Praia da Tocha reabre após profunda requalificação

0
39
Pub

Já se encontra ao serviço da população o Parque Desportivo da Praia da Tocha, alvo de uma profunda requalificação e cujo investimento do Município de Cantanhede ascendeu a 358.636 euros.

O início de um novo ciclo nesta infra-estrutura foi assinalado no decurso de uma visita que a líder do Executivo municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, efectuou ao local, onde foi igualmente assinado um protocolo de colaboração para a utilização e gestão do equipamento com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.

A requalificação do Parque Desportivo da Praia da Tocha contemplou a ampliação do campo de futebol de sete (passa a ter as medidas exigidas para competições oficiais da modalidade), a substituição integral da relva sintética, a construção de dois campos de Padel no espaço do campo de ténis existente e o passadiço.

A intervenção foi igualmente orientada para a criação de condições de conservação dos elementos de valor arquitetónico, estético e construtivo, para a remodelação e valorização da zona verde e das áreas de acesso e circulação.

“Este espaço é para ser sentido e vivido pelos mais velhos e pelos mais novos”, garantiu Helena Teodósio, que perspectiva a instalação de outras valências no recinto, nomeadamente equipamentos de lazer.

“Queremos fazer muito na Praia da Tocha, é uma praia de referência a nível nacional, com particularidades que temos que estimular e melhorar, mantendo a sua identidade.

Cada vez mais os turistas procuram o que é diferente”, justificou a autarca, elogiando a “união e concertação de esforços” que permitem prestar um melhor serviço à comunidade.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Cruz, agradeceu o investimento do Município, garantindo que o equipamento terá “uso intensivo”. “Este espaço sempre foi muito procurado e vai continuar a ser”, sublinhou, assegurando que não pedirá obras desnecessárias, pois “é preciso saber gerir bem os recursos”.

O momento que assinalou a abertura da infra-estrutura serviu também para formalizar o protocolo de colaboração que estipula os pressupostos da gestão do espaço. Subscrito pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, pelo presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e pelo da presidente Associação de Moradores da Praia da Tocha, o documento estabelece que a Junta de Freguesia ficará responsável por grandes obras de conservação necessárias, para valores entre os 2.500 euros e os 10.000 euros, e à Associação de Moradores caberá a manutenção, substituição de equipamento, e realização de reparações de conservação necessárias e despesas correntes do funcionamento.

Já o Município de Cantanhede apoiará a Junta de Freguesia da Tocha para a realização de grandes obras de conservação mediante acordo entre as partes envolvidas, para valores superiores a 10.000 euros.

O protocolo determina ainda a cedência, gratuita, as instalações para actividades abrangidas pelo desporto escolar e actividades da componente lectiva das escolas que compõe os agrupamentos do concelho de Cantanhede, salvaguardando-se sempre a planificação já efectuada pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui