20.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

Dia da Espiga assinala-se quinta-feira em Seiça

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A SMS Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, em parceria com a AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, celebra o Dia da Espiga na quinta-feira, 26 de maio, às 14 horas, na Capela de Seiça.

O programa inclui a celebração de missa na Capela de Seiça, pelas 14 horas, Pintar o património com AAAGP, pelas 15 horas, e a tradicional apanha da espiga em Seiça.

Antigamente a população considerava este dia Santo, não fazendo trabalho depois do meio-dia. De tarde passeavam pelos campos apanhando espigas e flores silvestre (o ramo). Depois de apanharem o ramo merendavam no meio do campo.

Além do ramo guardava-se um pão que se conserva o ano todo, consumindo-se esde pão no ano seguinte para que haja pão e fartura todo o ano.

Diz o ditado que “Se chover na quinta-feira de Ascensão até as silvas dão pão!”.

O dia da espiga é uma celebração portuguesa que ocorre na quinta-feira da Ascensão, em que se colhe espigas de vários cereais, flores silvestres e raminhos de oliveira para formar um ramo. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d