A The Navigator Company, com unidades fabris na Figueira da Foz, vai distribuir 11 milhões de euros em prémios de desempenho aos seus colaboradores. Com esta medida, diz a empresa, dá “continuidade à longa tradição de reconhecimento do esforço, compromisso e performance da sua equipa”.
Em média, nos últimos 10 anos, incluindo 2019 e 2020 – em que as condições de mercado não permitiram que a rentabilidade da Empresa proporcionasse prémios de performance idênticos aos dos anos anteriores –, a Empresa já distribuiu mais de 86 milhões de euros em prémios, correspondente a 1,87 salários.
A preocupação em valorizar os seus colaboradores levou também à instituição de um prémio de produtividade trimestral que, no conjunto do ano, pode situar-se entre 80% a 120% de uma remuneração base mensal – em função das metas previamente acordadas -, a somar à implementação do Novo Plano de Carreiras que revalorizou em 2022, em média, mais de 60 euros/mês o salário mensal de 826 dos cerca de 1.700 colaboradores.
A Empresa atribui ainda um pacote de regalias que representa um investimento médio anual de 1.815 euros por pessoa, num total de 7 milhões de euros, das quais fazem parte: Seguro de Saúde, que abrange tanto os trabalhadores, como os agregados familiares; Seguro de Vida, que inclui cobertura de morte e invalidez total e permanente; complemento de doença adicional ao subsídio concedido pela Segurança Social e Fundo de Pensões; Apoio Escolar, que se materializa através de subsídios para infantários, subsídios de apoio escolar e subsídios para filhos com necessidades especiais e Bolsas de Estudo.
A preocupação em valorizar os seus colaboradores levou a Navigator a criar, também, o Plano Jovens Quadros. Trata-se de um projeto dedicado aos colaboradores mais novos que tem como objetivo explicar quais as etapas de evolução de carreira nos primeiros quatro anos na Empresa, permitindo dar resposta às diversas necessidades individuais.
De destacar ainda que atualmente a remuneração média bruta regular dos Técnicos Operacionais na The Navigator Company é de 1.517 euros mensais, situando-se 29,3% acima da remuneração bruta regular média do setor privado em Portugal, que é de 1.173 euros mensais.
No entanto, se forem considerados os prémios de desempenho (equivalentes a 1,87 salários/ano) e o pacote de regalias (1.815 euros), cada um dos trabalhadores é compensado com 17,4 salários por ano.
Reforço da aposta na formação
Além da valorização do rendimento e da carreira dos seus trabalhadores, a The Navigator Company reforçou também a aposta na formação. Em 2021, o plano de formação contemplou um total de 744 cursos com execução até ao final do primeiro trimestre de 2022. Perante o contexto atual decorrente da pandemia por Covid-19, a Empresa tem potenciado a sua oferta formativa em formatos online (tais como o e-learning e através de webinars), disponíveis através do portal do Learning Center.
Foi registada, por parte dos colaboradores, uma maior adesão às formações em regime de self-learning, tendo aumentado a procura dos webinars de inscrição voluntária – que contou com 1.438 participantes –, assim como dos mais de 600 cursos disponíveis em formato de e-learning, que registaram um total de 7.433 participações. No total, contabilizou-se, em 2021, mais de 136 mil horas de formação.
Para a The Navigator Company “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem e, por isso, diariamente, vamos, como sempre fizemos, continuar a trabalhar para contribuir para um futuro coletivo melhor”.