As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 vão realizar-se de 1 a 10 de Julho e contam, pela primeira vez, com actuações de artistas internacionais, no Jardim da Sereia.
A brasileira Mallu Magalhães e a banda francesa de tributo aos Supertramp – Time to Tramp juntam-se aos artistas nacionais Aurea; Jorge Palma (com a Orquestra Clássica do Centro); Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino; Samuel Úria; Miguel Araújo; Carolina Deslandes; e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco, em homenagem a José Afonso.
São 10 dias de festa, nove espetáculos musicais, inúmeros eventos culturais e desportivos, três sessões de fogo-de-artifício e duas procissões religiosas, que fazem deste um programa eclético e multidisciplinar, para todas as gerações e de acesso livre e gratuito.
Este ano, as celebrações voltam em toda a sua plenitude, retomando a componente religiosa, com destaque para as procissões que não se realizaram nas últimas edições devido aos constrangimentos causados pela pandemia de covid-19. No dia 7 de Julho, quinta-feira, sairá à rua a Procissão de Penitência, já a Procissão Solene realizar-se-à no domingo, dia 10 de Julho.
Os espectáculos de fogo-de-artifício voltam a localizar-se nas margens do rio Mondego. De 3 de Julho para 4 de Julho, com início exacto às 00h00, decorre um espectáculo piromusical, com a duração de 10 minutos. Já às 22h00 do dia 7 de Julho, sensivelmente quando a imagem da Rainha Santa em procissão chega à entrada do Largo da Portagem, decorre um espectáculo pirotécnico com duração e 6 minutos. E às 00h00 de 9 para 10 de Julho há novo espectáculo piromusical com duração de 10 minutos. Também o percurso da procissão irá ter iluminação festiva alusiva à Rainha Santa Isabel, de 1 a 10 de Julho.
Depois de todos os constrangimentos impostos pela covid, as Festas da Cidade surgem este ano “fortalecidas, dando corpo a um programa mais robusto, diversificado, diferenciador e que vem reforçar o investimento da Câmara Municipal de Coimbra em iniciativas culturais de referência, enquanto vector estratégico da sua política turística e cultural”, refere a autarquia.
Na programação cultural destaque ainda para a realização da Feira do Livro, também de 1 a 10 de Julho, na Praça do Comércio, onde também se vai realizar a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade (4 de Julho).
Além da diversidade de conteúdos e públicos, as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 assumem-se como “uma organização que se pretende partilhada, cuja grande aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, mas também apostando na sua capacidade de atracção turística, captando visitantes e turistas”, refere o Município. “É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, também, a grande festa de Coimbra”, acentua a Câmara.
As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo que a Confraria da Rainha Santa Isabel é a entidade responsável pela vertente religiosa. O programa foi apresentado esta quinta-feira com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, e do presidente da Mesa Administrativa da Confraria Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora.
PROGRAMA
Espectáculos no Jardim da Sereia, às 21h30.
1 Julho| sexta-feira
Aurea
2 Julho| sábado
Jorge Palma com a Orquestra Clássica do Centro
3 Julho| domingo
Time to Tramp – tributo aos Supertramp
Fogo-de-artifício
4 Julho| segunda-feira
Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino
5 Julho| terça-feira
Mallu Magalhães
6 Julho| quarta-feira
Samuel Úria
7 Julho| quinta-feira
Procissão de Penitência
Fogo-de-artifício
8 Julho| sexta-feira
Miguel Araújo
9 Julho| sábado
Carolina Deslandes
Fogo-de-artifício
10 Julho| domingo
Procissão Solene
Amigo Zeca – concerto de homenagem a José Afonso
com Salvador Sobral e Cristina Branco