10.4 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Coimbra anuncia programa das Festas da Cidade e da Rainha Santa em Julho

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 vão realizar-se de 1 a 10 de Julho e contam, pela primeira vez, com actuações de artistas internacionais, no Jardim da Sereia.

A brasileira Mallu Magalhães e a banda francesa de tributo aos Supertramp – Time to Tramp juntam-se aos artistas nacionais Aurea; Jorge Palma (com a Orquestra Clássica do Centro); Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino; Samuel Úria; Miguel Araújo; Carolina Deslandes; e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco, em homenagem a José Afonso.

São 10 dias de festa, nove espetáculos musicais, inúmeros eventos culturais e desportivos, três sessões de fogo-de-artifício e duas procissões religiosas, que fazem deste um programa eclético e multidisciplinar, para todas as gerações e de acesso livre e gratuito.

Este ano, as celebrações voltam em toda a sua plenitude, retomando a componente religiosa, com destaque para as procissões que não se realizaram nas últimas edições devido aos constrangimentos causados pela pandemia de covid-19. No dia 7 de Julho, quinta-feira, sairá à rua a Procissão de Penitência, já a Procissão Solene realizar-se-à no domingo, dia 10 de Julho.

Os espectáculos de fogo-de-artifício voltam a localizar-se nas margens do rio Mondego. De 3 de Julho para 4 de Julho, com início exacto às 00h00, decorre um espectáculo piromusical, com a duração de 10 minutos. Já às 22h00 do dia 7 de Julho, sensivelmente quando a imagem da Rainha Santa em procissão chega à entrada do Largo da Portagem, decorre um espectáculo pirotécnico com duração e 6 minutos. E às 00h00 de 9 para 10 de Julho há novo espectáculo piromusical com duração de 10 minutos. Também o percurso da procissão irá ter iluminação festiva alusiva à Rainha Santa Isabel, de 1 a 10 de Julho.

Depois de todos os constrangimentos impostos pela covid, as Festas da Cidade surgem este ano “fortalecidas, dando corpo a um programa mais robusto, diversificado, diferenciador e que vem reforçar o investimento da Câmara Municipal de Coimbra em iniciativas culturais de referência, enquanto vector estratégico da sua política turística e cultural”, refere a autarquia.

Na programação cultural destaque ainda para a realização da Feira do Livro, também de 1 a 10 de Julho, na Praça do Comércio, onde também se vai realizar a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade (4 de Julho).

Além da diversidade de conteúdos e públicos, as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 assumem-se como “uma organização que se pretende partilhada, cuja grande aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, mas também apostando na sua capacidade de atracção turística, captando visitantes e turistas”, refere o Município. “É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, também, a grande festa de Coimbra”, acentua a Câmara.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo que a Confraria da Rainha Santa Isabel é a entidade responsável pela vertente religiosa. O programa foi apresentado esta quinta-feira com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, e do presidente da Mesa Administrativa da Confraria Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora.

PROGRAMA

Espectáculos no Jardim da Sereia, às 21h30.

1 Julho| sexta-feira

Aurea

2 Julho| sábado

Jorge Palma com a Orquestra Clássica do Centro

3 Julho| domingo

Time to Tramp – tributo aos Supertramp

Fogo-de-artifício

4 Julho| segunda-feira

Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino

5 Julho| terça-feira

Mallu Magalhães

6 Julho| quarta-feira

Samuel Úria

7 Julho| quinta-feira

Procissão de Penitência

Fogo-de-artifício

8 Julho| sexta-feira

Miguel Araújo

9 Julho| sábado

Carolina Deslandes

Fogo-de-artifício

10 Julho| domingo

Procissão Solene

Amigo Zeca – concerto de homenagem a José Afonso

com Salvador Sobral e Cristina Branco

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d