Dezoito Filarmónicas de três municípios do distrito de Coimbra, com cerca de 800 músicos, desfilam este sábado na Figueira da Foz, na iniciativa Pandemúsica, no âmbito do projeto “HappyY Jazz – A música que nos une”.
O desfile arranca às 15h00, a partir da Esplanada Silva Guimarães, e termina na Praça da Europa (fim do desfile), local onde as Bandas Filarmónicas vão tocar dois temas em conjunto.
O município da Figueira da Foz refere que se trata de um projeto multidisciplinar de caráter artístico-pedagógico e cultural, numa organização partilhada entre aquele município e os de Cantanhede e Soure, todos no distrito de Coimbra.
“Tem como principais objetivos promover a dinamização económica, social e patrimonial destes concelhos, enquanto instrumentos de diferenciação e competitividade, designadamente através da sua qualificação e valorização turística”.
O projeto “HappyY Jazz – A música que nos une” pretende também capacitar e relevar os agentes culturais locais, “nomeadamente as Bandas Filarmónicas e demais associações/entidades, reconhecendo-lhes o seu papel enquanto protagonistas no panorama cultural e social do país”.
“Pretende igualmente promover iniciativas que garantam o acesso, a fruição e a criação cultural e artística, a preservação, defesa e valorização do património cultural e a implementação de ações que favoreçam a democratização da Cultura, entendida na sua mais ampla diversidade”.
O evento musical e cultural abrange a promoção e afirmação dos três concelhos ao nível nacional e internacional, através de uma oferta musical de qualidade acrescida, dirigida a públicos vastos e diversificados.