12.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Março 19, 2024

Biblioteca Municipal da Figueira da Foz aderiu à PORBASE

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Foi aprovado na reunião de Câmara de 01 de junho de 2022 o protocolo de adesão da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás à PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, o catálogo coletivo em linha das bibliotecas portuguesas.

Esta base nacional permite a partilha e o acesso à informação, a nível nacional e internacional, de cada uma das bibliotecas aderentes – mais de 170 bibliotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas -, e a interligação com outros portais, como a Europeana.

A PORBASE, criada em 1986, é coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível ao público desde maio de 1988. É a maior base de dados bibliográficos do país e a mesma assenta numa filosofia de cooperação, visando servir de suporte à investigação e à difusão cultural, otimização dos recursos disponíveis e dar suporte à normalização das práticas profissionais na comunidade de bibliotecas e serviços de documentação portugueses.

O processo de integração do município na PORBASE não tem quaisquer custos e representa uma importante ferramenta de divulgação e promoção do vasto fundo documental detido pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, do qual se destaca o Fundo Musical, constituído por cerca de 10 mil documentos (partituras e outros) originais e inéditos, de músicos figueirenses e outros que estiveram ao serviço de coletividades e filarmónicas do concelho, doados ou recolhidos pela biblioteca durante os últimos anos.

Os registos bibliográficos contidos na PORBASE referenciam materiais bibliográficos diversos, nacionais e estrangeiros (a língua de publicação predominante é a portuguesa, seguida da inglesa e da francesa), sem restrições de âmbito temático ou cronológico – destacam-se Arte, Recreação e Desporto e as Generalidades e Material Textual produzido no século XX. A dimensão atual da Base de Dados ronda 1.500.000 de registos bibliográficos, contendo também mais de 1.200.000 registos de autoridade. O crescimento médio anual da PORBASE, que é atualizada diariamente, é estimado em 100.000 registos bibliográficos.

Desde abril de 2006, o conteúdo da PORBASE está disponível no Google Scholar permitindo que os recursos das bibliotecas portuguesas sejam pesquisados neste serviço especializado, especialmente vocacionado para o público académico. A PORBASE está também presente na B-On – Biblioteca do Conhecimento Online, serviço que reúne uma vasta cobertura internacional de publicações científicas disponíveis em linha.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d