Biblioteca Municipal da Figueira da Foz aderiu à PORBASE

0
8
Pub

Foi aprovado na reunião de Câmara de 01 de junho de 2022 o protocolo de adesão da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás à PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, o catálogo coletivo em linha das bibliotecas portuguesas.

Esta base nacional permite a partilha e o acesso à informação, a nível nacional e internacional, de cada uma das bibliotecas aderentes – mais de 170 bibliotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas -, e a interligação com outros portais, como a Europeana.

A PORBASE, criada em 1986, é coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível ao público desde maio de 1988. É a maior base de dados bibliográficos do país e a mesma assenta numa filosofia de cooperação, visando servir de suporte à investigação e à difusão cultural, otimização dos recursos disponíveis e dar suporte à normalização das práticas profissionais na comunidade de bibliotecas e serviços de documentação portugueses.

O processo de integração do município na PORBASE não tem quaisquer custos e representa uma importante ferramenta de divulgação e promoção do vasto fundo documental detido pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, do qual se destaca o Fundo Musical, constituído por cerca de 10 mil documentos (partituras e outros) originais e inéditos, de músicos figueirenses e outros que estiveram ao serviço de coletividades e filarmónicas do concelho, doados ou recolhidos pela biblioteca durante os últimos anos.

Os registos bibliográficos contidos na PORBASE referenciam materiais bibliográficos diversos, nacionais e estrangeiros (a língua de publicação predominante é a portuguesa, seguida da inglesa e da francesa), sem restrições de âmbito temático ou cronológico – destacam-se Arte, Recreação e Desporto e as Generalidades e Material Textual produzido no século XX. A dimensão atual da Base de Dados ronda 1.500.000 de registos bibliográficos, contendo também mais de 1.200.000 registos de autoridade. O crescimento médio anual da PORBASE, que é atualizada diariamente, é estimado em 100.000 registos bibliográficos.

Desde abril de 2006, o conteúdo da PORBASE está disponível no Google Scholar permitindo que os recursos das bibliotecas portuguesas sejam pesquisados neste serviço especializado, especialmente vocacionado para o público académico. A PORBASE está também presente na B-On – Biblioteca do Conhecimento Online, serviço que reúne uma vasta cobertura internacional de publicações científicas disponíveis em linha.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui