13.7 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Alhadas está em festa com três dias de cultura e tradição

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A freguesia de Alhadas regressa às festividades, entre hoje (26) e domingo (28). Depois dos constrangimentos relacionados com a pandemia, a FestAlhadas promete retomar o espírito festivo que há dois anos se encontrava forçosamente adormecido.

A freguesia vai dedicar-se a várias frentes, nomeadamente ao sector da indústria, desporto, folclore, gastronomia e artesanato. São três dias recheados de cultura e tradição.

Segundo Jorge Bugalho, presidente da Junta de Freguesia, a expectativa é “bastante boa, apesar de já estarmos no final de Agosto e já haver poucos emigrantes na região”. No entanto, e apesar da dificuldade de contabilização de visitantes – uma vez que a entrada é gratuita –, o presidente espera “uma afluência que deve rondar os 1.000/1.500 visitantes”.

Hoje (26), o início está marcado para as 19h00 com a abertura das tasquinhas e de exposições na Escola EB 2,3. O início da noite vai prosseguir com música e desporto, nomeadamente com o Grupo de Cantares da Sociedade Boa União Alhadense (SBUA), o grupo Wave e uma demonstração da Escola de Karaté – GIUC.

No sábado (27), a abertura das tasquinhas faz-se mais cedo, às 13h00. A música vai estar a cargo do Duo Sanpedro e do grupo Nova Onda, que encerrará a noite com o típico baile. O programa de sábado vai, ainda, contar com Variedades da Freguesia e um desfile de Vestidos de Chita que, segundo Jorge Bugalho, “garante a entrega de um certificado de participação a todos os intervenientes”.

O último dia (28) terá, igualmente, tasquinhas a partir das 13h00 e, a partir das 15h00, a animação vai ser constante, começando com um desfile etnográfico desde a Rua da Fonte Quente até à Piscina Municipal. Segundo o autarca, “este é sempre o ponto mais alto das Festas de Alhadas”. Neste momento, juntam-se todas as coletividades da freguesia, bem como particulares, com trajes “a gosto”, a pé, a cavalo ou de trator, para “demonstrar um pouco do trabalho que era feito antigamente”, remata. Presente estará também o Grupo de Gaiteiros “Amigos da Farra”

Segue-se, às 17h00, a atuação da Banda Filarmónica da SBUA e, posteriormente, a exibição do Rancho Folclórico Ateneu Alhadense. Até ao encerramento do certame, e depois de uma cerimónia protocolar, às 18h00, segue a música e a dança com Amigos da Paródia, Traquinas e Banda Sense. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Alhadas e da Águas da Figueira.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d