15.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 29, 2024

Primeira mulher presidente da Academia Brasileira de Letras no ciclo “5as de Leitura”

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Quinta-feira (dia 6), pelas 21h30, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, realiza-se mais uma sessão do projeto de promoção e incentivo à leitura “5as de Leitura”.
É convidada para este encontro Nélida Piñon, escritora brasileira, membro da Academia Brasileira de Letras, e presidente da mesma entre 1996-1997. Saliente-se que foi a primeira mulher, em 100 anos, a presidir à Academia Brasileira de Letras, no ano do seu Centenário.
A sua produção reúne um espólio com mais de 25 livros, contemplando romances, contos, ensaios, discursos, crónicas e memórias. Com destaque para os livros de contos “O Calor das coisas”, “A camisa do marido”, os romances “A Casa da Paixão”, “A República dos Sonhos”, “Vozes do deserto”, “Um dia chegarei a Sagres”, os ensaios “Aprendiz de Homero”, “Filhos da América”, memórias “Coração Andarilho”, “Livro das Horas”, “Uma furtiva lágrima”. Estas obras encontram-se traduzidas em mais de 30 países.
Nélida Piñon recebeu numerosos prémios e distinções, destacando-se os prémios “Juan Rulfo”, (México), “Menéndez Pelayo”, (Espanha), “Vergílio Ferreira”, (Portugal), “Jorge Isaacs”, (Colômbia), “Jabuti”, (Brasil). Em 2005, fruto do conjunto da sua obra, foi outorgada com o importante “Príncipe de Astúrias”, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a receber essa distinção. Recebeu diversos títulos de Doctor Honoris Causa, entre eles o da Universidade de Poitiers (França); Universidade de Montreal, (Canadá); UNAM, (México); Universidade de Santiago de Compostela, (Espanha) e Rutgers, (EUA).
Foi catedrática da Universidade de Miami e professora convidada das universidades de Harvard, Columbia, John Hopkins e Georgetown, entre outras. Em 2012 foi nomeada “Embajadora Iberoamericana de la Cultura”. “Um Dia Chegarei a Sagres” marca o tão aguardado regresso da escritora brasileira ao romance, no ano de 2021, assumindo-se como uma notável e belíssima homenagem à história, à cultura e à língua portuguesa

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d