18.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

Importância do Turismo para o crescimento económico em destaque no Congresso da AHRESP

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Ministro da Economia, António Costa e Silva, destacou a importância do Turismo para o crescimento económico em Portugal, que deverá este ano ter “o crescimento maior da União Europeia”. “Tal deve-se em primeiro lugar ao turismo”, disse o governante na sessão de abertura do Congresso da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que decorre até este sábado no Convento de São Francisco, em Coimbra.

“O Turismo é um setor extraordinário, que foi profundamente afetado pela pandemia”, mas que deu em 2022 “uma resposta extremamente positiva”, acrescentou o ministro. É um setor que “pode ser um dos motores fulcrais do desenvolvimento do país”, pelo que “precisamos de usar o exemplo do Turismo para formatar e desenvolver todos os outros setores da economia”, disse ainda António Costa e Silva.

O tema do congresso da AHRESP, que reúne mais de 60 oradores em duas sessões plenárias e 12 sessões paralelas, é “Sustentabilidade, utopia ou sobrevivência?”.

Também presente na sessão de abertura do congresso, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou que este Congresso se reveste “da maior importância, face ao momento que estamos a viver”, e disse esperar que o encontro responda a algumas questões da maior importância, nomeadamente como “retomar o crescimento no setor”, como “adaptar a atividade às alterações climáticas sem travar o crescimento” e “de que forma o turismo contribui para a coesão e a mobilidade social no contexto de uma mais forte solidariedade interna”.

“A questão central e estratégica deste Congresso, do meu ponto de vista, é como a sustentabilidade vai mudar o mundo e como é vai impactar os negócios”, acrescentou Pedro Machado.

Na abertura dos trabalhos intervieram também Carlos Moura, Presidente da Direção da AHRESP, e Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enviou uma mensagem gravada em que felicitou os congressistas.

Restauração e vinhos

A segunda sessão foi dedicada ao tema “Gastronomia do Centro de Portugal – o que está a acontecer?”.

Moderada por Fernando Brandão, jornalista do Boa Cama Boa Mesa, teve Jorge Loureiro, Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, como chairman e a participação de Diogo Rocha, Chef do Restaurante Mesa de Lemos, Sara Rodrigues e Matos, Diretora do “The Wine House” e Pedro Baptista, CEO do Restaurante Praxis.

O destaque foi para a intervenção inicial de Jorge Loureiro, que realçou “as dinâmicas da restauração e dos vinhos que o país descobriu nos últimos anos”. “A restauração e os vinhos estão hoje no centro do que é a boa experiência turística em Portugal. Nem sempre foi assim. Há uma década, a nossa comunicação tinha dificuldade em assumir a gastronomia como um produto que merceia ser comunicado; hoje, está no topo das referências dos estrangeiros que visitam Portugal”, enalteceu, lembrando o papel decisivo da AHRESP e do Turismo Centro de Portugal nesta melhoria: “A AHRESP e a Turismo Centro de Portugal fizeram uma aposta decisiva nos últimos anos. Olharam para este ativo e perceberam que havia aqui coisas a fazer, nomeadamente na capacitação das pessoas. A AHRESP desenvolveu estratégias a esse nível na Região Centro, que exportou depois para o resto do país com grande êxito, como foi o caso do programa Seleção Gastronomia e Vinhos”.

“Hoje”, elogiou ainda Jorge Loureiro, “há uma nova geração a chegar em força à restauração, que está muito atenta à digitalização e à sustentabilidade, preservando ao mesmo tempo a alma da nossa gastronomia”.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d