13.8 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Metas da Navigator para reduzir emissões até 2035 aprovadas pela SBTi

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A The Navigator Company recebeu a aprovação das suas metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) por parte da Science Based Targets Initiative (SBTi), organização global reconhecida internacionalmente para a avaliação das iniciativas das empresas rumo a uma economia de baixo carbono.

A SBTi elogiou as “metas ambiciosas” propostas pela Empresa no início deste ano, pouco depois da sua adesão, e sublinhou o contributo da Navigator para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris de não ultrapassar o aumento de temperatura de 1,5°C, atualmente a designação mais ambiciosa no âmbito do processo de aprovação por esta organização.

Assumindo um papel ativo na procura de soluções para o desafio climático, a Navigator compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (âmbitos 1 e 2, referentes às emissões libertadas para a atmosfera como resultado direto das suas operações, bem como das emissões indiretas provenientes da energia elétrica adquirida para uso da Empresa) em 63% até 2035, face a 2020.

A The Navigator Company está igualmente empenhada em diminuir as emissões de âmbito 3 (que ocorrem na cadeia de valor) em 37,5%, um importante passo no combate às alterações climáticas, em linha com a limitação do aumento de temperatura a níveis bem abaixo de 2°C.

A Empresa congratula-se com a aprovação das suas metas baseadas na ciência climática, que foram consideradas pela SBTi como um “elemento-chave” para uma trajetória de descarbonização net-zero, tal como preconizado no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com vista a alcançar emissões líquidas nulas em meados do século.

Ao antecipar o prazo de dois anos estipulado para a apresentação de limites de redução de emissões de gases com efeito de estufa com base na mais atual ciência climática, e ao contrário do que tem sido feito pela generalidade das empresas, a Navigator demonstra, mais uma vez, o seu compromisso claro de contribuir para uma sociedade de baixo carbono e em ser uma bioindústria no lado certo do futuro.

Recorde-se que a Navigator tornou-se a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o ambicioso compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, um objetivo para o qual alocou um investimento de mais de 200 M€, parte dos quais já executado com a construção de uma Caldeira a Biomassa na Figueira da Foz e outra parte candidatado à componente da Descarbonização na Indústria do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que permitirá atingir no final de 2026 as metas propostas inicialmente no Roteiro de Descarbonização para final de 2029.

O plano de investimentos da The Navigator Company é também fortemente orientado pelo cumprimento dos compromissos da Agenda 2030, com destaque para os projetos integrados no Roteiro de Descarbonização.

Com um Propósito corporativo e a Agenda de Gestão Responsável 2030 alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a estratégia da Navigator está assente num forte investimento para desenvolver bioprodutos sustentáveis, reduzindo a dependência dos recursos fósseis e promovendo a descarbonização da economia.

Criada em 2015, a Science Based Targets initiative é uma organização global, que integra o CDP (Disclosure Insight Action), a United Nations Global Compact (UNGC), o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF), com o objetivo de mobilizar o setor privado a assumir um papel de liderança no âmbito das alterações climáticas. Para cumprir este desígnio, desenvolveu abordagens de cálculo de metas de redução de GEE com base em dados científicos, designadas como “Science Based Targets”.

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d