O jovem central benfiquista António Silva, que nunca tinha estado numa convocatória, é a novidade na lista dos 26 eleitos de Portugal para o Mundial 2022, que se realiza no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro.
O jogador que recentemente completou 19 anos conquistou a titularidade no Benfica e tem sido uma das grandes figuras dos ‘encarnados’ na época 2022/23, pelo que era mais do que esperada a sua chamada, ainda que não tenha internacionalizações ‘AA’.
António Silva é um dos quatro centrais chamados por Fernando Santos, juntamente com Pepe, que vai cumprir o seu quarto Mundial, Rúben Dias e Danilo Pereira, enquanto os laterais são João Cancelo, Diogo Dalot, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro.
De fora, ficaram, entre outros José Fonte, Tiago Djaló ou Mário Rui.
Quanto à baliza, aos ‘garantidos’ Diogo Costa e Rui Patrício, juntou-se José Sá, ‘caindo’ Anthony Lopes e Rui Silva.
Para o meio-campo, os eleitos foram William Carvalho, Rúben Neves, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Mário, Vitinha, Matheus Nunes e Otávio.
Desta forma, não vão ao Qatar jogadores como João Moutinho, que conta 146 internacionalizações ‘AA’, e Renato Sanches, uma das figuras lusas no título europeu de 2016.
Quanto ao ataque, será liderado por Cristiano Ronaldo, que, aos 38 anos, vai ‘capitanear’ a equipa na sua quinta presença em Mundiais, depois de cinco europeus, e apesar de estar a viver uma época 2022/23 demasiado atribulada.
João Félix, Rafael Leão, André Silva, Ricardo Horta e Gonçalo Ramos são as outras opções ofensivas.
Pelo contrário, não entraram nos eleitos Diogo Jota e Pedro Neto (ambos lesionados) e Rafa (renunciou), as grandes baixas lusas para o Qatar, bem como Gonçalo Guedes e Pedro Gonçalves, que era mais forte hipótese de o Sporting ter um representante.
A fase final do Mundial 2022 realiza-se no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro, e Portugal integra o Grupo H, defrontando sucessivamente Gana (24 de novembro), Uruguai (28) e Coreia do Sul (2 de dezembro).