Publicado na edição de Outubro de 2022 da Revista FOZ

Os destaques da programação Cultura e Eventos da Figueira da Foz, para o mês de novembro, são os seguintes: 

O Município da Figueira da Foz assinala o 13º Aniversário do projeto de promoção e incentivo à leitura “5as. de Leitura”.

Ao longo destes 13 anos, o Município da Figueira Foz trouxe autores/as de diferentes géneros literários, alguns consagrados e outros que foram lançados, pelo projeto 5as. de Leitura. Participaram nesta iniciativa mais de uma centena de escritores/as e mais de 10.000 leitores. 

No dia 3 de novembro, para celebrar este Aniversário, estará presente a poetisa e editora Maria do Rosário Pedreira, e no dia 10 de novembro, o escritor e jornalista José Jorge Letria, este último, primeiro convidado do projeto das 5as de Leitura na Figueira da Foz.

Estas duas sessões irão ter lugar na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, pelas 21H30, com entrada livre sujeita à lotação da sala.

Ainda neste âmbito, realiza-se no dia 12 de novembro, pelas 21h30, no Grande Auditório do CAE, o espetáculo “Ensaio Sobre a Cegueira”, uma criação de Nélia Pinheiro, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Este espetáculo insere-se, igualmente, no Programa das comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago (1922-2022). Os leitores da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz têm um desconto de 50% na aquisição do bilhete (mediante apresentação de cartão de leitor), e a entrada é gratuita para alunos e professores das escolas de dança do concelho e para alunos e professores da disciplina de Português, do 12º Ano (mediante comprovativo no levantamento de ingresso).

Quanto à programação do CAE, os destaques, para novembro, centram-se em dois espetáculos internacionais. 

Assim, no dia 24 de novembro, pelas 21h30, sobe ao palco do Grande Auditório o Soweto Gospel Choir, para apresentar o espetáculo “Freedom”. Para além dos seus hinos tradicionais sul-africanos, o coro irá apresentar as suas famosas interpretações de “Amazing Grace”, “Hallelujah”, e “Freedom Songs Medley”, num espetáculo repleto de cor, emoção e harmonias únicas. O preço dos bilhetes é de 20,00€ por pessoa. 

No dia 27 de novembro, pelas 21h30, no Grande Auditório, é a vez de Lisa Gerrard e Jules Maxwell apresentarem o seu álbum “Burn”, aclamado pela crítica. De referir que a cantora e compositora Lisa Gerrard é um dos elementos-chave do grupo Dead Can Dance, juntando-se neste concerto ao irlandês Jules Maxwell, compositor para dança e teatro e teclista da mesma banda. Este é um concerto integrado no Misty Fest. O preço dos bilhetes é de 20,00€ por pessoa. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui