17.1 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Maiorca celebra o Senhor da Paciência

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII e a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho, em 1666, por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro.

A capela nas Cruzes, em sua honra, só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo e em 1712 era administrada pelo pároco, para em 1723 ser considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca. Em 1825 a capela sofreu obras de remodelação, cuja configuração ainda hoje se conservam e o seu átrio sofreu obras de remodelação e ampliação em 2009 e 2010.

Esta festividade tem a particularidade de ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana. As suas três procissões noturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas, muitas pessoas vão de rastos e de joelhos; e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas.

As próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “ Os Passos do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas há muitos anos, para serem executadas exclusivamente nestas festividades.

Entre os dias 19 e 27 de Novembro de 2022 vão decorrer as festividades em honra do Divino Senhor da Paciência em Maiorca, a figura religiosa com mais devoção na freguesia.

O programa é constituído pelas seguintes iniciativas:

Dia 19 de Novembro

18h30 – Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão para a Capela do Senhor da Paciência, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, que irá trazer a imagem do Senhor da Paciência para a Igreja Matriz.

Dia 20 de Novembro

9h00 – Arruada pela Banda Filarmónica Maiorquense, pelas ruas da Freguesia.

16h00 – Missa na Igreja Matriz, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, seguida de procissão com 4 paragens, para cantar os Passos do Senhor.

De 21 a 23de Novembro, pelas 21 horas, Terço na Igreja Matriz .

Dia 24 de Novembro pelas 21 horas, Momento de Oração e Adoração do Santíssimo, na Igreja Matriz de Maiorca.

Dia 25 de Novembro pelas 21 horas, Momento Penitencial e Terço, na Igreja Matriz.

Dia 26 de Novembro, pelas 21 horas, Oração Musical, na Igreja Matriz de Maiorca.

Dia 27 de Novembro

16h00 – Missa, na Igreja Matriz , seguida de Procissão de Regresso da Imagem Divino do Senhor da Paciência da Igreja Matriz para a sua capela, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.

Esta romaria é feita com os semblantes escondidos na escuridão, iluminados apenas pelas velas que os fiéis levam na mão. O silêncio caracteriza as procissões, ouvem-se apenas os gemidos da dor dos devotos que pagam as suas promessas de joelhos ou de rastos.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d