“Infeções em Gastrenterologia” será o mote da reunião na Figueira da Foz

0
18
Pub

A Reunião Monotemática 2023, encontro maior da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, vai realizar-se a 11 de março de 2023, no Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz, subordinado ao tema “Infeções em Gastrenterologia”.

O aparelho digestivo não está imune às infeções, que podem afetar qualquer órgão. De facto, o seu impacto na patologia digestiva é bem conhecido e inclui, entre outros, agentes infeciosos com ligação à patologia oncológica, caso do H. pylori e dos vírus da hepatite B e C. O impacto destes agentes faz-se também sentir no contexto da patologia benigna, seja nos casos de doença ulcerosa péptica, quadros diarreicos ou no âmbito da Doença Inflamatória Intestinal e do tratamento com agentes biológicos.

Os quadros sépticos, por vezes com origem na árvore biliar ou no contexto de pancreatite, bem como as infeções por bactérias multirresistentes, são outros dos aspetos a considerar.

A questão mais geral das infeções hospitalares, como elemento condicionador da morbilidade e da mortalidade, será igualmente merecedora de atenção.

Por fim, é incontornável a abordagem das implicações das infeções e/ou da sua prevenção nas unidades de endoscopia digestiva.

Mas as bactérias não podem ser vistas apenas como agentes patogénicos, já que questões relacionadas com a microbiota são atualmente motivo de intensa investigação, não se podendo esquecer o papel do transplante fecal em algumas patologias.

Neste encontro a SPG pretende chamar à atenção para esta temática, salientando a sua repercussão na atividade clínica diária.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui