Segundo o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil prevê-se um novo agravamento do estado do tempo na quarta-feira, entre as 09:00 e as 18:00, em que a chuva poderá ser “persistente e pontualmente forte”.
Para a noite de hoje e madrugada de quarta-feira, as previsões meteorológicas apontam para um desagravamento do estado do tempo, com “aguaceiros que poderão ser pontualmente moderados”, apesar do “aumento da agitação marítima”.
Mantêm-se os alertas efetuados para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sado.
Nesta terça-feira, a ANEPC contabilizou 2.777 ocorrências, envolvendo 9.481 operacionais e 3.060 meios no socorro de pessoas e reabilitação de áreas afetadas por inundações.
As Forças Armadas e corporações de bombeiros de Santarém, Viseu e Leiria reforçaram os meios de auxílio aos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures, nomeadamente com equipamento de bombagem de água.
Arronches, Campo Maior, Fronteira e Sousel, no distrito de Portalegre, acionaram os seus planos municipais de emergência.