13.7 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2022-2023

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Por ocasião da época natalícia, bem como da passagem para o novo Ano que se avizinha, a Polícia de Segurança Pública (PSP) concretiza a operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2022-2023”, sob o lema “Celebre connosco em segurança”.

Neste contexto, entre os dias 16 de dezembro e 2 de janeiro de 2022, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.

Visto tratar-se da primeira quadra natalícia sem medidas de restrição, após dois anos de pandemia, torna-se (ainda mais) necessário continuamente valorizar a vertente da segurança rodoviária e reforçar o apelo aos cidadãos para que cumpram as regras do Código da Estrada, adequem a sua condução e a velocidade a que conduzem ao estado do piso e às condições atmosféricas que se verifiquem no momento.

Nesta senda, a PSP concretizará operações de visibilidade preventiva, a par de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: excesso de velocidade, condução sob o efeito ao álcool e/ou substâncias psicotrópicas, uso do telemóvel durante a condução e não utilização (ou utilização incorreta) do cinto de segurança e sistemas de retenção.

Na semana que antecede o Natal a fiscalização verificar-se-á, não só nos grandes centros urbanos – associado ao grande afluxo de pessoas e viaturas nas imediações das áreas comerciais – mas também nos acessos aos principais eixos rodoviários interurbanos, acompanhando as tradicionais deslocações para reunião familiar.

A PSP também manterá grande visibilidade nas zonas de maior afluência de pessoas, nomeadamente zonas históricas e comerciais, terminais de transportes públicos, zonas turísticas, entre outras.

No que concerne às compras de Natal, o crescente recurso a métodos de compras virtuais, nomeadamente através da Internet e aplicações, e o consequente pagamento através de plataformas informáticas, contribuiu para o aumento das denúncias de burlas nas comunicações. Assim, os pagamentos com recursos a métodos informáticos devem ser acompanhados de cuidados simples para evitar que os compradores sejam alvos de burlas, dos quais destacamos:

– Necessidade de os cidadãos compreenderem bem o funcionamento do método de pagamento antes de concretizarem qualquer compra;

– Não aceitar auxílio na concretização do pagamento por parte de desconhecidos ou pessoas que não sejam da sua inteira confiança, suspeitando de abordagens/vendas não solicitadas;

– Seguir as instruções de utilização das próprias plataformas e, em caso de dúvida na utilização da aplicação, recorrerem aos serviços técnicos do prestador do serviço (número de apoio) ou à PSP.

Durante o período em que decorre a operação, a PSP irá disponibilizar a vigilância a residências particulares, à semelhança do que é feito aquando do programa “Verão Seguro”. Para tal, os interessados deverão deslocar-se à Esquadra da sua área de residência e formalizar esse pedido. A PSP relembra, igualmente, que durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por curtos períodos de tempo) as famílias devem garantir que portas e janelas ficam bem trancadas, devendo evitar publicitar as ausências mais prolongadas, nomeadamente através das redes sociais.

“Reforçamos ainda o apelo para que os cidadãos nos denunciem quaisquer crimes, ainda que não concretizados, de que sejam vítimas, testemunhas, ou dos quais tenham conhecimento (ainda que por terceiros), possibilitando a imediata resposta e investigação policial”, refere a PSP.

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d