16.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Figueira da Foz integra candidatura ao programa RecolhaBio do Fundo Ambiental

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou 15 candidaturas submetidas ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projectos de recolha selectiva de biorresíduos” do Fundo Ambiental.

A verba atribuída à CIM Região de Coimbra é de 826.297 euros e traduz-se num apoio significativo para os municípios implementarem projectos de recolha selectiva de biorresíduos.

Foram aprovadas as candidaturas dos seguintes beneficiários: Figueira da Foz, Tábua, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Soure, Condeixa-a-Nova, Penacova, Mira, Arganil, Oliveira do Hospital, Inova (Cantanhede), Montemor-o-Velho, Coimbra e APIN (para os municípios de Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares).

De entre as candidaturas apresentadas destacam-se projectos que prevêem a aquisição de viaturas de recolha de biorresíduos 100% eléctricas, biotrituradores de resíduos verdes, acções de recolha selectiva, projectos de compostagem comunitária e doméstica, campanhas de sensibilização ambiental com foco na temática da reciclagem e valorização dos biorresíduos e introdução de novas tecnologias como, por exemplo, uma aplicação inovadora que permite a mensuração de quantitativos de composto produzido por agregado familiar em tempo real.

A partir de 1 de Janeiro de 2024 a recolha selectiva de biorresíduos ou a sua separação e reciclagem na origem vai ser obrigatória. Os biorresíduos representam cerca de 40% dos resíduos urbanos produzidos pelos portugueses, pelo que o desafio no sector dos resíduos vai ser enorme nos próximos meses. Quando os biorresíduos são recolhidos selectivamente e devidamente encaminhados para tratamento e valorização, podem ser geridos para aproveitar todo o seu potencial positivo, ambiental e económico.

A CIM Região de Coimbra tem competências para gerir o programa RecolhaBio na sua área de intervenção e proceder à análise e avaliação das candidaturas.

Os projectos dos beneficiários devem ser implementados e concluídos até 31 de Outubro de 2023.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d