11.4 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Palácio em Maiorca pode acolher Centro de Promoção do Arroz da Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O futuro Centro de Divulgação e Promoção do Arroz da Figueira da Foz poderá ser instalado no Palácio Conselheiro Branco, em Maiorca, refere o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes.

O Município da Figueira da Foz adjudicou a elaboração do projeto de adequação e reabilitação do edifício do Palácio Conselheiro Branco, que deverá estar concluído dentro de dois meses.

“O projeto visa essencialmente recuperar os interiores do palácio, porque a empreitada anterior, no mandato anterior, foi só para o exterior e não foi concluída”, salientou o presidente da autarquia.

Segundo Santana Lopes, que falava aos jornalistas no final da sessão de Câmara desta quarta-feira, o que está pensado neste momento, pelo menos em parte do edifício, é o funcionamento de um centro de promoção do arroz, “inserido na estratégia de ligação desse produto tão importante para o concelho da Figueira da Foz”.

“É uma hipótese, não quer dizer que seja a única e até definitiva, mas agora o que importa é a reabilitação do palácio por dentro”, reiterou.

O autarca pretende também avançar com um espaço museológico, que poderá passar por “várias possibilidades, nomeadamente a Quinta de Foja, uma unidade privada que tem um espaço muito apto, em que os próprios proprietários estão interessados no funcionamento de um museu do arroz”. “Vamos ver, é um trabalho que está a ser iniciado e desenvolvido”, sublinhou.

Em dezembro, o autarca anunciou que o município ia iniciar a campanha de divulgação do arroz do Baixo Mondego e da Figueira da Foz, que visa a valorização deste produto, de modo a promover as suas características ligadas ao território local e ao modo de produção.

O objetivo desta campanha passa por, nomeadamente, “tornar conhecido para todas as pessoas que, no concelho da Figueira da Foz, há a maior parte da área de produção do arroz do Baixo Mondego e, na generalidade dos anos, a maior parte da produção”.

A área geográfica de produção do arroz carolino do Baixo Mondego será circunscrita em várias localidades, no entanto, no que respeita à Figueira da Foz, a produção faz-se nas localidades de Alqueidão, Lavos, Paião, Borda do Campo, Maiorca, Ferreira-a-Nova, Santana e Vila Verde.

Construído nas últimas décadas do século XIX, o Palácio Conselheiro Branco, que já acolheu o posto da GNR de Maiorca, é um edifício classificado como de interesse municipal, sendo propriedade da Câmara da Figueira da Foz.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d