Nikola Telsa Vs Thomas Edison – A demostração de opiniões – Opinião – Henrique Carmona

479
Texto de Opinião

Henrique Carmona

Nikola Telsa Vs Thomas Edison – A demostração de opiniões

Edison e Tesla foram dos maiores cientistas de todos os tempos e inventores, os seus trabalhos foram fundamentais para hoje termos algumas das comodidades que temos.

Mas nem tudo foi um “mar de rosas” na história entre estes dois Senhores.

Edison que apesar de ser conhecido pela invenção da lâmpada incandescente, é ele também o responsável por outras invenções que foram bastante importantes tais como: o fonógrafo, o mimeógrafo e outros trabalhos de igual importância como o desenvolvimento de redes de distribuição de energia.

Por seu lado Tesla reconhecido por todos os seus estudos e invenções no campo da eletricidade, é ele também um dos responsáveis pela invenção do rádio, pois o trabalho dele relativo as ondas eletromagnéticas foi um dos suportes de Marconi.

Se avaliarmos então o trabalho destes dois cientistas, e até pelo facto de Tesla ter sido colaborador em empresas de Edison, o demonstra que de alguma forma se complementavam, poderíamos achar que tudo se conjugava para uma parceria tranquila e de sucesso.

Na realidade não aconteceu, pois, as suas opiniões divergentes, nomeadamente de como deveria ser feito o transporte da energia, em Corrente Continua (DC) como defendi-a Edison ou em Corrente Alternada (AC) como defendeu Tesla. Esta foi razão de discussão de anos entre este dois gênios, de tal forma que em 1912 Tesla se recusou a dividir o Prémio Nobel da Física com Edison.

A história deles, e muitas outras que conhecemos ou até que vivenciámos, deveriam dar o mote para que o Homem tivesse por princípio, que o debate de ideias por mais opostas que possam parecer e muitas vezes até o são, podem, no entanto, complementar-se perfeitamente e noslevem a conquistar uma melhor qualidade de vida.

Mas o que verificamos é que o Homem tende naturalmente para agir exatamente ao contrário, ou seja, tudo o que nos contraria ou não vai de encontro com o que defendemos acabamos por desprezar e não valorizamos. Este comportamento humano leva-nos muitas vezes a momentos menos agradáveis na vida para alem de serem completamente desnecessários.

Não seria mais útil aprender também com Edison e com Tesla esta lição, e corrigirmos essa forma de estar para que possamos poupar tempo e energias em “guerras”.

Não seria melhor aprender uns com os outros e otimizar os nossos esforços para alcançar mais rápido o objetivo que é ter uma melhor qualidade de vida, enquanto sociedade e não apenas enquanto individuo.

Nos dias de hoje não estariam Edison e Tesla preparados para reunir esforços ao invés de voltarem as costas um ao outro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui