16.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Sabores do campo e do rio conquistaram muito público em Montemor-o-Velho

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O primeiro fim-de-semana do Festival do Arroz e da Lampreia trouxe a Montemor-o-Velho milhares de visitantes e convivas que apreciaram os sabores do campo e do rio e também o vasto programa de animação e atividades para todas as idades.

“Nos últimos anos temos vindo a reforçar e a melhorar o festival e, por isso, é muito gratificante ver que as famílias e os grupos de amigos escolhem Montemor-o-Velho para se divertir e degustar a nossa gastronomia. O Festival do Arroz e da Lampreia continua a deixar a sua marca também no panorama regional”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

A viagem pela gastronomia, pelo artesanato e por tantas outras riquezas do concelho começou na sexta-feira, dia 10 de março, ao som dos músicos das centenárias filarmónicas do concelho, e prolonga-se até 19 de março.

“Este festival é a afirmação dos produtos endógenos do concelho, da tradição e de Montemor-o-Velho”, avançou, na cerimónia de inauguração do evento, Emílio Torrão, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos.

O espaço do festival cresceu e está “mais surpreendente e espetacular”, sublinhou o edil Montemorense que aproveitou o momento para elogiar os produtores locais que “são verdadeiros exemplos de resiliência, de coragem e de muito sentido de missão na promoção” dos produtos feitos e produzidos no concelho.

Com palavras de agradecimento a todos os que fazem do festival um evento especial, Emílio Torrão mostrou-se muito satisfeito por se estar perante “um dos maiores eventos gastronómicos da região Centro”.

As actuações de Adelaide Sofia, de Mónica Sintra, de Marco Rodrigues, as danças e os cantares protagonizados pelo associativismo do concelho ou as visitas guiadas no comboio turístico foram alguns dos ingredientes que trouxeram animação redobrada à celebração dos sabores do campo e do rio. De Montemor-o-Velho para o Mundo, este sábado, o Festival do Arroz e da Lampreia foi palco do Aqui Portugal, da RTP1, num programa inteiramente dedicado à cultura, à identidade, à gastronomia, às tradições e à promoção do concelho.

Com um programa pensado para todas as idades, a ementa tem o arroz Carolino do Baixo Mondego e a surpreendente lampreia como anfitriões, mas, até dia 19 de março, há muitas iguarias para saborear e apreciar à mesa das cinco tasquinhas e das quatro petisqueiras e, no final, descobrir os espaços de doçaria tradicional e conventual do concelho.

As propostas são muitas e variadas e, em família ou com amigos, Montemor-o-Velho oferece tradição, mas também olha para o futuro, ao voltar a ser um EcoEvento Ersuc, a usar copos reutilizáveis e a promover o uso da tecnologia e do digital. Os visitantes são assim incentivados a saberem mais sobre o festival, o concelho e a região através de QrCode disponível em diversos locais do festival.

Até 4ª feira as tasquinhas servem almoços e jantares. A partir de 5ª feira e até domingo, dia 19 de março, o programa regressa com muita animação, não faltando o mercado de produtos endógenos e doçaria, os stands de artesanato ou, por exemplo, o espaço infantil Morlândia, com insufláveis e com as sessões de robótica.

A par da mostra nos restaurantes aderentes, a decorrer durante todo o mês no concelho, o festival acontece, de forma virtual, em www.festivalarrozlampreia.pt.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d