A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai lançar um livro digital, no âmbito do Festival do Arroz e da Lampreia 2022, com 10 receitas, dedicado à saúde e bem-estar utilizando os produtos endógenos.
“É um livro que vai ter como temática a valorização dos produtos endógenos na nossa alimentação, que é algo também que nós gostamos muito de promover, sobretudo porque temos produtos endógenos saudáveis”, dos quais “nos orgulhamos muito”, e que “queremos, também de uma forma pedagógica, destacar e evidenciar”, referiu o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
À semelhança da edição de 2021 e 2022 do Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho, foi feito o terceiro livro digital que integra 10 receitas.
“Nós tentamos sempre inovar e tentamos ser inovadores na oferta e, portanto, este ano foi dedicado aos produtos endógenos e à sua valorização do ponto de vista da saúde e do bem-estar”, frisou o autarca.
O livro deverá ficar disponível a partir do final do Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho, que decorre até domingo, e poderá ser consultado através do ‘link’ www.festivalarrozlampreia.pt, no separador “receitas”.
Relativamente ao festival, Emílio Torrão adiantou que o balanço do certame é “positivo”, apesar de “todas as contingências, com preço da lampreia e com as dificuldades que as pessoas estão a passar”.
A tenda do festival, instalada no Largo da Feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, em pleno Baixo Mondego, tem sido visitada por pessoas de “norte a sul do país”, acrescentou.
A iniciativa dispõe, este ano, de cinco tasquinhas, oito espaços de bares e petisqueiras, seis espaços de doçaria tradicional, uma zona infantil de um mercado de produtos endógenos, assim como de um espaço de exposição de artesanato, institucional, comércio e serviços.
Na tenda, com 4.200 metros quadrados, decorrem ainda concertos, com vários artistas, e actuações de ranchos e grupos folclóricos locais.