O Secretariado da Concelhia do Partido Socialista, na continuação do programa de visitas às freguesias, reuniu-se no fim de semana, na freguesia de Ferreira-a-Nova, com os responsáveis da freguesia e o Secretário-Coordenador.
A nota divulgada pelo partido sobre esta visita dá conta do seguinte:
«Foram abordados vários problemas que estão na ordem de prioridades da freguesia: a pintura e arranjo do edifício da Junta de Freguesia e o seu acesso para utentes com mobilidade reduzida; as obras de adaptação para o Espaço do Cidadão; a substituição do piso da piscina; as obras de manutenção dos fontanários e lavadouros; e, a conservação do Coreto de Santana.
Do orçamento do ano de 2022 está agora a ser concluída a pavimentação da Rua dos Cavacos e ainda falta a Rua da Ribeira. Como compromisso para 2023 estão a aguardar a da Rua do Poceirão e a Travessa do Poceirão, esperando a sua célere execução.
Ferreira-a-Nova, como freguesia no extremo do concelho, soube ao longo do tempo criar valências próprias para suprir a dificuldade de acesso à sede do concelho com mais oferta de serviços. Carrinhas próprias para transporte de crianças, fornecimento de refeições, kit de intervenção a incêndios, vários parques de lazer.
No entanto, na área da educação, necessário se torna que possa haver uma atualização da delegação de competências, já que a Junta de Freguesia tem três espaços de ATL (Tromelgo, Netos e Santana com um total de 178 crianças) e cantina escolar a funcionar na freguesia.
O Centro de Saúde de Santana, obra essencial e necessária, conta por parte do executivo, da possibilidade de estar inscrito nas verbas do PRR.
Referiu-se a falta de apoio ao desporto. É pretensão da Junta de Freguesia a implementação de projetos desportivos, nomeadamente no campo de futebol de Santana que tem balneários com mais de 50 anos e ainda com telhas de fibrocimento.
Visam estas intervenções criarem espaços multiusos no campo de futebol de Santana e no das Queridas. O de Santana é muito utilizado, existindo para este complexo desportivo um projeto apresentado ao anterior executivo camarário que ronda os 200 mil euros.
Aguarda-se a concretização da expansão da zona industrial, vertente fundamental para desenvolvimento e fixação de população, como alternativa e complemento a outros espaços industriais concelhios.
A requalificação da Capela de Santa Eulália – Monte de Santa Olaia – e toda a sua área envolvente, é essencial para preservar e potenciar este espaço histórico do concelho.
Ferreira-a-Nova é uma freguesia com 27,83 km² de área e 2 119 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é de 76,07 hab./km². O orçamento da freguesia é de 260 000 mil euros e conta com 14 funcionários, três dos quais em regime de contrato ou de protocolo com o IEFP».