18.3 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Festival da Raia na Figueira da Foz à mesa de 12 restaurantes

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Desde esta sexta-feira e até dia 23 de abril, a raia, um dos símbolos da gastronomia figueirense e que pode contribuir para a divulgação da cidade e região, vai dominar nas ementas de 12 restaurantes figueirenses (A Cantarinha, Aldente, A Ver o Mar, Bijou, Caçarola Dois, Caçarola-1, Casa Marquinhas, Restaurante dos Armazéns, Kamone Bar e Petisqueira, Lota Nova, Muralha Chafarica e Pep´s).

Não podemos esquecer que a Figueira da Foz tem uma tradição intimamente ligada ao mar e a sua gastronomia brilha com várias especialidades onde o peixe e o marisco fresco são o destaque, sendo a raia uma das especialidades gastronómicas muito arreigadas aos costumes figueirenses e que proporciona gostosos petiscos, desde a raia de pitau, raia enxambrada, caldeirada de raia, raia à lagareiro, raia frita ou panada, entre outras especialidades, sendo que a Raia com Molho de Pitau é um dos pratos que podemos experimentar nesta cidade costeira portuguesa e a sua receita é tão antiga que já nos finais do século XIX fazia as delícias dos banhistas. O fígado da raia é essencial na preparação do molho e é o ingrediente que dá carácter ao cozinhado.

A iniciativa deste festival gastronómico é da Associação Figueira com Sabor a Mar, tendo-se realizado hoje a sua apresentação, que decorreu no restaurante Kamone Bar e Petisqueira (instalado no Centro Náutico da Fontela/Ginásio), junto ao Rio Mondego.

O presidente da instituição, Mário Esteves, referiu-se à raia de pitau, mas também aos «muitos e verdadeiros pitéus» que a raia permite apresentar, salientando que “é preciso desenvolver a nossa gastronomia” para “reforçar a nossa oferta gastronómica”.

O presidente da Associação Figueira Sabor a Mar continua a lamentar as dificuldades de recursos humanos e profissionais qualificados, disponibilizando-se, com a parceria de outras instituições formativas para tentarem minimizar a situação.

Finalizou esta sessão o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, para se congratular com o evento e muito especialmente a Raia, “um peixe que diz muito à região e que se identifica com a Figueira da Foz”

O preço da Raia neste festival é de 14,50 euros por pessoa.

(Texto e imagem: Figueira com Sabor a Mar)

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d