11.5 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Março 27, 2024

Biblioteca Municipal assinala 113 anos com Concerto de Leitura

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município da Figueira da Foz promove, no próximo domingo, dia 7 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, no âmbito do seu 113.º aniversário, o Concerto de Leitura «O Homem que só queria ser Tóssan», por Miguel Gouveia.

«O Homem que Só Queria Ser Tóssan», editado por João Paulo Cotrim em 2019, são três volumes sobre Tóssan: um sobre a obra gráfica e dois sobre a produção escrita – “Lógica zoológica. Frutos e desfrutos. Animalia. Contos e Descontos” e “Versos côncavos e com versos”.

Mas perguntará o público: O Que é um concerto de leitura?

Um concerto de leitura é em “tudo parecido a um concerto de música, no concerto de leitura apenas muda a natureza da partitura. O restante mantém-se: a apresentação de um programa e um solista enquanto canal por onde passa a música dos textos. Mais que um ator, o leitor sonoro é um encenador que partilha com o público uma leitura segundo a sua sensibilidade, pois a leitura em voz alta, ao interpretar obras de arte, pode ser uma arte, mas não é uma ciência.”

E que é Tossan?

António dos Santos, multifacetado artista, designer, ilustrador, humorista e poeta também conhecido por Tóssan, “era o humorista total, o poeta do absurdo, o declamador de memória prodigiosa, o incrível conviva que reinava em jantares e festas, desfiando ininterruptamente histórias fantásticas que muitas vezes eram apenas episódios da sua vida real, o eterno apaixonado pela infância, que brindava as crianças que não teve com jogos desenhados e papéis recortados.”

“Designer e ilustrador, foi tão bom como os melhores, sempre a favor dos ventos, mesclando nas páginas impressas as influências dos grandes artistas seus contemporâneos. Animalista exuberante, Tóssan foi apurando o estilo e traçou, nos últimos anos de vida, um legado exemplar na ilustração de livros para crianças, inseparável do seu amigo de sempre, o poeta Leonel Neves.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d