Nos dias 10 e 11 de Maio, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz recebe a II Convenção Internacional dos Enfermeiros. Com o tema “O Futuro é Saúde”, o evento tem como objetivo refletir sobre os principais desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem, não só em Portugal, mas em todo o mundo.
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o encontro contará com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santa Lopes, na sessão de abertura.
Entre os temas a serem discutidos durante a convenção estão a Cobertura Universal em Saúde, a Liderança Estratégica na Política e na Saúde, os Desafios Colocados no Ensino/Formação em Enfermagem, a Inteligência Artificial e Novas Tecnologias, o Valor Económico da Enfermagem, os Desafios Colocados aos Sistemas de Saúde e à Enfermagem e o Planeamento Estratégico em Saúde.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, destaca que é essencial analisar a formação e a liderança na enfermagem, bem como compreender o real valor económico da profissão, especialmente em momentos de pandemia, quando a enfermagem se torna ainda mais essencial para manter o equilíbrio da sociedade.
A sessão de abertura da II Convenção Internacional dos Enfermeiros terá lugar no dia 10 de Maio, às 11h00, e será presidida por Manuel Pizarro, Pedro Santana Lopes e Ana Rita Cavaco. O evento é uma oportunidade para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra a 12 de Maio.