13.5 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Pequeninos da Casa da Criança S. Julião adotaram um troço do Ribeiro das Abadias

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Casa da Criança de S. Julião, da Fundação Bissaya Barreto, no âmbito do Projeto Rios, “adotou” um troço do Ribeiro das Abadias, assumindo a responsabilidade da sua proteção contribuindo assim, para a conservação de um ecossistema ribeirinho e simultaneamente promover a Educação Ambiental.

O “Projeto Rios” é coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados, que assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos.

Este projeto conta com a parceria da Biblioteca Municipal e de investigadores/monitores do Laboratório Marefoz.

No âmbito deste projeto as crianças do grupo dos 5 anos, da Casa da Criança S. Julião, assinalaram o Dia Mundial dos Rios, com a participação numa ação de campo na ribeira de Seiça, que contou com a colaboração da Biblioteca Municipal e da Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça.

Realizou-se também uma sessão de capacitação, com investigadores do Laboratório Marefoz, para que o grupo de crianças ficasse apto para a monitorização ambiental do Ribeiro das Abadias.

No dia 13 de novembro, acompanhadas pelos investigadores do Laboratório MAREFOZ/ monitores do Projeto Rios, as crianças fizeram a primeira ação de monitorização ambiental no Ribeiro das abadias.

As crianças colocaram em prática o que aprenderam na ação de capacitação com os monitores e observaram e monitorizaram a velocidade e a qualidade da água, o caudal, mediram a largura e profundidade do ribeiro, observaram a biodiversidade existente (fauna e flora). Recolheram ainda o lixo encontrado junto ao ribeiro.

As crianças estão muito motivadas e interessadas em cuidar, preservar e divulgar o Ribeiro das abadias.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d