No âmbito das comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril, no passado dia 9 de manhã, a Mesa da Assembleia Municipal e os líderes dos seus grupos municipais deslocaram-se à Escola Secundária c/ 3.º CEB de Cristina Torres, para uma interação com os alunos.
A iniciativa, subordinada ao tema «Conversa com a Assembleia Municipal» tinha como objetivo dar a conhecer este órgão representativo do Município, permitindo-lhes o seu contacto com a política, de forma informada e plural, pretendendo ainda incentivar a participação cidadã, a expressão de ideias individuais e também o respeito pela pluralidade de opiniões e o interesse comum.
Em nota no seu site, a autarquia destaca que é “fundamental que os jovens conheçam a realidade em que vivemos atualmente, a realidade democrática, os valores, os direitos fundamentais, os direitos humanos, as regras pelas quais se gere o nosso sistema político”.
Indo mais longe, a informação sublinha que “as autarquias locais são exatamente um exemplo de escola democrática. Na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal existem representantes de todos os partidos políticos e é fundamental que os jovens do nosso Concelho sejam capazes de se consciencializar de que a democracia não é um dado adquirido, é preciso lutar por ela todos os dias e aprofundá-la”.
Na mesma nota, a autarquia deixa “um agradecimento sentido à forma calorosa como o Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, Dr. Maomede Muagi Cabrá, acolheu esta iniciativa e recebeu os líderes dos grupos municipais”.