A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (AHBVFF) vai promover um debate público entre os cabeças-de-lista de todos os partidos concorrentes às eleições legislativas de 10 de março, pelo distrito de Coimbra, sob o tema “Bombeiros Voluntários, que futuro no distrito de Coimbra e no País” no próximo dia 15 de fevereiro, quarta-feira, às 21:00 horas, na sede da Associação.
“Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para um melhor esclarecimento, no mundo dos Bombeiros Voluntários do distrito de Coimbra, sobre as matérias que a eles dizem respeito e que estão integradas nos programas eleitorais dos partidos candidatos às próximas eleições legislativas, pelo distrito de Coimbra”, explica a AHBVFF em nota de imprensa.
O debate terá um formato clássico, com um moderador e dois jornalistas, um nacional e um regional, sendo o primeiro João Ramos, Diretor da TVI/CNN Portugal-Norte e o outro Jot’Alves, jornalista do Diário As Beiras, da região de Coimbra.
Será efetuada, pelo moderador, uma pequena introdução, referindo qual o papel dos Bombeiros Voluntários no futuro, a sustentabilidade das Associações Humanitárias, o plano de reequipamento dos Corpos de Bombeiros, a questão do voluntariado e o Estatuto Social do Bombeiro, a área da saúde, na pré-emergência hospitalar e no transporte de doentes não urgentes e segue-se para o debate com três perguntas diretas, lançadas pelos jornalistas, a que todos terão um tempo previamente controlado para responder.
Estando presentes Presidentes de Direção de Associações e Comandantes de Corpos de Bombeiros do distrito de Coimbra, poderão eles colocar uma questão, sendo que, no máximo, serão três presidentes e três comandantes a fazê-lo. Dependendo do tempo, poderão ser colocadas mais duas questões pelos jornalistas. O tempo de cada intervenção será controlado e não haverá qualquer manifestação/reação da assistência às intervenções.
O debate será difundido em Streaming e o público que poderá assistir, presencialmente, será o universo dos sócios da Associação, as Associações de Bombeiros do distrito de Coimbra e todos os convidados que acompanham os cabeças-de-lista dos partidos concorrentes.