Encontra-se a decorrer, até ao dia 29 de fevereiro de 2024, o prazo para entrega de candidaturas à 1ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso, instituído pelo Município da Figueira da Foz, Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e Rotary Clube da Figueira da Foz.
Este prémio de arquitetura, de periodicidade bienal, é resultado da convergência de interesses entre o Município da Figueira da Foz, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e o Rotary Clube da Figueira da Foz que, de forma conjugada, querem promover os valores cívicos do cidadão José Isaías Cardoso, os seus valores profissionais e a sua importância na valorização patrimonial que legou à cidade da Figueira da Foz.
O Prémio destina-se a premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município, sendo relativas a: Obras de construção e/ou de reabilitação;Arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, tanto em relação à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos existentes.
Podem concorrer, nas condições previstas no regulamento, arquitetos na qualidade de autores de obras concluídas durante o quadriénio anterior ao ano da edição. Para a 1ª edição, considerar-se-á o quadriénio 2020-2023.
No âmbito do presente concurso, entende-se por obras concluídas as edificações que tenham obtido autorização de utilização, bem como os arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público recebidos pelo Município da Figueira da Foz até ao último dia do ano civil 2023.
Regulamento aqui: https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/document/3771/folheto_isaias.pdf