17.7 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Cientista figueirense Sílvia Curado volta à escola e dinamiza oficinas especiais na EB1 do Viso

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município da Figueira da Foz recebe dia 20 de março, na EB1 do Viso, no âmbito do Programa “Cientista Regressa à Escola”, a cientista figueirense Sílvia Curado, que irá realizar duas oficinas de ciência com as crianças do 3º e 4.º ano (11h30 e 14h30).

O programa “Cientista Regressa à Escola” é implementado pela Native Scientists, uma organização pan-europeia sem fins lucrativos, graças ao apoio da Fundação la Caixa e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e tem como objetivo “ampliar os horizontes das crianças, promover a literacia científica e o ensino superior, bem como “combater estereótipos relacionados com a ciência e cientistas”, criando pontes entre crianças e cientistas através da realização de oficinas de ciência únicas e dinâmica.

O Município acredita que este programa é uma ótima oportunidade para criar pontes e estreitar relações com cientistas figueirenses que desenvolvem o seu trabalho fora da sua terra natal.

Sílvia Curado irá marcar a ´estreia’ do programa na Figueira da Foz. Natural do concelho, é uma cientista que se destaca na área da Biologia Molecular e Genética. Atualmente é Diretora de Investigação na New York University Grossman School of Medicine e Presidente da Portuguese American Post Graduate Society. Doutorada em Biologia Molecular, Genética e desenvolvimento biológico pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular, tem contribuído para a discussão sobre os desafios da edição genética, particularmente a técnica CRISPR/Cas9, uma ferramenta molecular utilizada para “editar” ou “corrigir” o genoma de qualquer célula, que revolucionou a ciência básica e tem um enorme potencial para novos tratamentos médicos inovadores e pode vir a tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias.

Sílvia Curado é, desde dezembro de 2022, membro oficial do Conselho da Diáspora Portuguesa. Outra das suas grandes paixões é a fotografia.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d