28.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Concurso Concelhio de Leitura continua a incentivar os mais jovens a ler

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Realizaram-se no dia 18 de março, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, as finais do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (09h30 e 14h30) e no dia 20 de março a do 3.º Ciclo do Ensino Básico (09h30), da XI edição do Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz, uma iniciativa promovida em parceira Grupo de Trabalho Concelhio para a Rede de Bibliotecas da Figueira da Foz e pelo Município da Figueira da Foz, através da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás e que este ano deu início às atividades da Semana da Leitura.

Na final do 1º CEB participaram 58 alunos de 17 estabelecimentos de ensino do concelho (Agrupamento de Escolas Figueira Mar: EB1 Castelo; Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz: Centro Escolar S. Julião / Tavarede; EB1 Abadias; EB1 Cova – Gala, EB1 Rui Martins, EB1 Viso; Agrupamento de Escolas Figueira Norte: EB1 Alhadas; EB1 Bom Sucesso; EB1 Maiorca; EB1 Netos; EB1 Quiaios; EB1 Santana; EB1 Vigários; Agrupamento de Escolas do Paião: EB1 Carvalhais, EB1 Leirosa, EB1 Costa de Lavos, EB1 Paião), que tiveram de ler as obras “O Avô Minguante”, de Daniela Leitão – jurada convidada das finais de 1º e 2º CEB, e “A Menina que queria salvar os livros,” de Klaus Hagerup.

Foram vencedores: Lucas António Vieira da Silva, da EB1 Carvalhais (1º lugar), Maria Leonor Rodrigues Santiago, da EB1 Netos (2.º lugar) e Maria Miguel Almeida Belo, da EB1 S. Julião, Tavarede (3.º lugar).

Na final do 2.º CEB participaram 22 alunos da EB 2/3 Dr. João de Barros; da EB 2/3 Pintor Mário Augusto e da EB 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo. Após a realização dos dois momentos de avaliação, o primeiro composto por uma prova escrita com questões de escolha múltipla e uma de desenvolvimento, e o segundo com uma prova oral de leitura expressiva e outra de argumentação, para as quais tiveram de ler as obras “Viagens de Chapéu”, de Susana Cardoso Ferreira e “O Estranho Caso do Yoda de Origami”, de Tom Angleberger, sagraram-se vencedores: Kevin das Neves R. C. Garcês, EB 2/3 Dr. João de Barros (1.º lugar); Rui Patrão Correia, EB 2/3 Pintor Mário Augusto (2.º lugar) e Gabriel Cravo Fundevilla, EB 2/3 Dr. João de Barros (3.º lugar).

A animação destas duas finais esteve a cargo de alunos do 12º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, que “ofereceram” aos colegas mais novos momentos musicais muito aplaudidos por todos.

A final do 3.º CEB realizou-se na manhã do dia 20 de março, e contou com a participação de 21 alunos do 3.º CEB (Escola EB 2/3 Dr. João de Barros; Escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto, Escola EB 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo, Escola Secundária com 3º Ciclo de Cristina Torres e Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho).

Esta final, para a qual os alunos tiveram de ler as obras “Tom e o Jardim da Meia-Noite”, de Philippa Pearce e “Os Reis do Mar”, de David Machado, contou com a jornalista Andreia Gouveia como jurada convidada.

O pódio foi totalmente preenchido pelo género feminino, com Carolina Falcão Costa, da Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho a obter o 1.º lugar; Carolina Cordeiro, da EB 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião, o 2.º lugar, e Bárbara Miguel Neto, da EB 2/3 Dr. João de Barros, o 3.º lugar.

O momento lúdico foi dinamizado por 4 alunas do Ensino Secundário, da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres, que estiveram em palco para partilhar com todos as suas experiências de leitura.

Todos os participantes, alunos e escolas receberam certificados de participação e brindes oferecidos pelo Município da Figueira da Foz e pela Rede de Bibliotecas Escolares, e os Vencedores ainda diplomas de classificação.

Este ano, por falta de escolas a concurso não se realizou a final do ensino secundário e, por motivos alheios ao Município, a Rede de Bibliotecas Escolares não irá promover o Concurso Nacional de Leitura, naquela que seria a sua 18.º edição, pelo que também não se realizará a fase Intermunicipal do concurso.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d