15.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 30, 2024

ULSBM integra projeto europeu PREDISC

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O projeto europeu PreDisc é um programa transnacional, entre profissionais de Saúde de França, Portugal, Andorra e Espanha, co-financiada por fundos FEDER através do programa INTERREG SUDOE que tem o objetivo de prevenir a incapacidade das pessoas muito idosas, promovendo a atividade física regular durante e após os períodos de hospitalização.

Os parceiros do projeto PreDisc, do qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz – ULSBM (Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego) faz parte, reuniram-se, em março, no Centro de investigação biomédica Navarrabiomed, para dar inicio a esta iniciativa de cooperação do espaço Sudoeste europeu (SUDOE) que apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projetos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O programa assenta na necessidade de prescrição de um programa de exercícios personalizado durante a hospitalização e a sua continuação depois da alta com o objetivo de prevenir a incapacidade dos seniores. O programa inclui também um ensaio clínico multicentrico para gerar evidencia cientifica e promover a integração destes programas na pratica clínica habitual.
O consorcio do projeto liderado pelo Navarrabiomed – Fundação Miguel Servet no qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz-ULSBM faz parte conta ainda com a participação do Instituto de Investigação Sanitária de Navarra, Cuidados de Saúde Primários dos Serviços de Saúde de Navarro, Universidade de Deusto, Centro Hospitalar e Universitário de Toulouse – Polo de Geriatria, Serviço de Saúde de Andorra, e com o apoio de nove organismos públicos e privados dos sudoeste europeu.
O Ministro Regional da Saúde do Governo de Navarra, Fernando Domínguez, presidiu ao evento de lançamento do PreDisc, e aproveitando a presença dos parceiros em Pamplona foi ainda organizada uma visita ao Serviço de Geriatria do Hospital Universitário de Navarra para observação do modelo navarro de apoio aos seniores hospitalizados.
Predisc tem o foco da sua ação também na promoção de um envelhecimento ativo, com o objetivo de reduzir as idas ao hospital.
A ULS do Baixo Mondego tem uma equipa da unidade hospitalar e dos cuidados de Saúde primários motivada e com grandes expectativas nos resultados promissores deste estudo clínico, sendo o projeto conduzido pelo Centro de Investigação Clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz (CIC2Fs) que tem desempenhado um papel indispensável na promoção e gestão das atividades de investigação clínica.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d