17.3 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Rotary aproximou crianças ao mar através do projeto mare OCEANUS

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Decorreu na passada sexta-feira, 24 de maio, a terceira sessão do projeto mare OCEANUS, organizado pelo Rotary Club da Figueira da Foz (RCFF). A iniciativa visa a aproximação da cidade e do território ao mar, através de uma intervenção precoce, em crianças em idade escolar, para que percebam a sua importância no passado, no presente e no futuro do país, e resultem seus embaixadores nas questões de soberania, da preservação dos recursos e da economia do mar, através da sensibilização e do contacto, bem como a integração social dos utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM.

A sessão da Evocação do Mar, um dos pontos altos do projeto, tentou potenciar o projeto educativo de um agrupamento que ostenta o galardão de Escola Azul e bandeiras Eco-Escola, na semana em que se celebrou, a 20 de Maio, o Dia Europeu do Mar, proporcionando aos alunos uma aproximação ao mar e ao meio marítimo, ajudando-os a perceber as diferenças das várias embarcações e profissões relacionadas com o mar, a sua complementaridade bem como a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.

No mesmo dia em que se celebrou o Dia da Marinha Portuguesa, o mare OCEANUS quis também prestar homenagem a todos os que defendem o nosso país no mar, há mais de 700 anos, relembrando ainda esse dia em que a frota comandada por Vasco da Gama chegou à Índia, por mar, há 526 anos.

Na receção aos jovens, junto à marina de recreio, Gonçalo Tomé, membro do RCFF, lembrou esses homens que navegavam sem telemóveis, sem satélites nem GPS, sem instrumentação e sistemas automáticos de navegação, sem vacinas nem medicamentos, nem sistemas refrigerados de preservação de alimentos ou de preservação de água potável ou de dessalinização, nem sequer motores, e quase sem mapas fiáveis, apenas tirando o melhor partido dos ventos e marés, medindo as alturas dos astros com um astrolábio, chegaram a terras tão distantes como a Índia. “Tinham muito pouco, mas tinham a tenacidade e a bravura que nos devem inspirar, e a Cruz de Cristo nas velas, que ainda hoje é visível nos navios da Armada Portuguesa. O mar e a nossa história confundem-se, mas é preciso recordar e celebrar essa história, preparando e construindo o futuro. Porque Portugal é Mar. E um mare OCEANUS” – afirmou.

Embarcaram 190 alunos provenientes de 3 escolas do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF), acompanhados por 17 professores, e 26 utentes de 3 centros da APPACDM, orientados por 4 monitores. Estiveram empenhados nesta missão na foz do Mondego, 12 embarcações de 8 entidades que prontamente se associaram ao projeto e aos seus objetivos: Instituto de Socorros a Náufragos, Polícia Marítima, Administração do Porto da Figueira da Foz, Tinita – Concessionária do serviço de reboque do Porto da Figueira, Clube Náutico da Figueira da Foz, Mentor, Ginásio Clube Figueirense e Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

 

A maioria dos participantes nunca tinha entrado num barco e, portanto, nunca tinha podido vivenciar a cidade e o território dessa perspetiva.

 

A realização desta sessão contou ainda com o indispensável apoio logístico da Capitania do Porto da Figueira da Foz, do AEZUFF e da APPACDM, e também com o suporte do Clube do Mar de Coimbra e do Agrupamento 235 de Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, sob a supervisão dos Serviços Municipais de Proteção Civil e da Companhia de Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz. A Operfoz – Operador Portuário, a Reitoria da Universidade de Coimbra e a Carlos Andrade e Associados, Corretores de Seguros, patrocinaram o evento tornando possível a sua realização.

A última sessão do projeto mare OCEANUS está calendarizada para o próximo dia 7 de junho, na Praia do Forte.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos