A cidade da Figueira da Foz será o palco da terceira edição da Taça dos Portos, com a modalidade de remo a ser a grande protagonista deste ano. O anúncio do evento foi feito na última segunda-feira, dia 17 de fevereiro, por representantes da administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, acompanhados pelos clubes Ginásio Clube Figueirense (GCF), a Associação Desportiva Naval Remo (ADNR), o Clube dos Galitos (CG) e a Coletividade Popular de Cacia (CPC).
A competição decorrerá no dia 16 de março, com uma participação prevista de cerca de 120 atletas, que irão competir entre as 09h30 e as 13h00, no rio Mondego, numa distância de 500 metros. A Taça será atribuída aos vencedores das provas masculinas e femininas na categoria de absoluto de shell de 8 com timoneiro, sendo a entrega de prémios marcada para as 15h00, no posto náutico da Naval Remo.
A Taça dos Portos tem como objetivo estreitar os laços entre os portos de Aveiro e da Figueira da Foz e fomentar o desenvolvimento dos desportos náuticos em ambas as regiões. Em edições anteriores, o evento foi dedicado ao surf e à vela, respetivamente. Este ano, o troféu será exposto na Administração do Porto de Aveiro durante um ano, com os nomes dos vencedores gravados na sua base.