A Câmara Municipal da Figueira da Foz deu um passo decisivo para a modernização dos cuidados de saúde primários, aprovando por unanimidade a proposta para a construção de duas novas unidades de saúde nas freguesias de Bom Sucesso e Paião. O projeto, orçado em 2.474.879,43€, será integralmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na vertente dedicada à saúde.
Este investimento traduz-se na criação de novas infra-estruturas, mas também na implementação de centros de saúde modernos e tecnologicamente avançados, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e, simultaneamente, proporcionar um atendimento mais eficiente, humanizado e próximo da população.
As novas unidades irão garantir um acesso mais rápido e confortável às consultas de medicina geral e familiar, como também ampliarão a oferta em áreas essenciais, como a medicina oral e a saúde mental, áreas frequentemente subvalorizadas no atendimento primário.
Além disso, estas infraestruturas têm um papel estratégico na atração e fixação de novos profissionais de saúde, com instalações de qualidade que tornam a região mais atractiva para médicos e especialistas. O investimento reflete o compromisso da autarquia em garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso a cuidados de qualidade.
Este projeto marca um novo capítulo na saúde do concelho da Figueira da Foz, com a criação de um sistema de saúde mais acessível, eficiente e inovador, que visa a equidade no acesso aos cuidados para todos os munícipes.