A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, recebe esta sexta-feira, 29 de março, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2024, o Allianz Figueira Pro. A primeira chamada está marcada para as 7h00, com os melhores surfistas nacionais prontos para disputar os primeiros pontos do campeonato.
O dia de competição iniciar-se-á com os trials masculinos, seguindo-se o round 1 masculino e, ao final do dia, o round 1 feminino. A liderança dos rankings é atualmente detida por Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, ambos campeões nacionais em título e portadores da licra amarela Go Chill.
Desde 1998, a etapa figueirense da Liga Nacional de Surf tem contado com uma história rica de vencedores distintos. No lado masculino, nove surfistas diferentes conquistaram o título, sendo que apenas três lograram vencer por duas vezes: Gony Zubizarreta (2018 e 2019), Frederico Morais (2012 e 2020) e Vasco Ribeiro (2021 e 2022). Caso Frederico Morais vença esta edição, tornar-se-á o primeiro a triunfar três vezes na Figueira da Foz.
No setor feminino, Teresa Bonvalot é a grande dominadora da prova, com quatro vitórias (2017, 2018, 2020 e 2023), seguindo-se Patrícia Lopes e Yolanda Hopkins, ambas com dois títulos. A Figueira da Foz tem sido palco de momentos históricos, destacando-se a realização, em 2020, do primeiro campeonato de surf pós-Covid a nível mundial.
Surfistas locais em destaque
A representação figueirense estará a cargo de atletas como Ivo Cação, Gabriel Simões, Laura Lobo e Tomás Garcia, que tentarão aproveitar o conhecimento das ondas do Cabedelo para surpreender os principais candidatos ao título.
Ivo Cação, top 25 da Liga MEO Surf 2023, mostrou-se entusiasmado por competir em casa: “É ótimo ver a Figueira da Foz a desempenhar um papel importante no surf nacional. Espero que esta etapa volte a ser considerada a melhor do ano pelos atletas. A paixão e vontade são as mesmas desde que comecei, por isso estou preparado para dar o meu melhor e representar a minha cidade.”
Tomás Garcia, wildcard desta etapa, também partilhou a sua motivação: “Competir aqui é um sonho. Foi nesta praia que aprendi a surfar e agora tenho a oportunidade de enfrentar alguns dos melhores surfistas do país.”
Previsões e programa do evento
As previsões meteorológicas são favoráveis, com ondulação constante, vento alinhado e tempo estável, garantindo condições ideais para o arranque da competição.
Francisco Morgado, diretor de prova da Liga MEO Surf, sublinha as expectativas para este arranque de temporada: “Temos previsões promissoras para os três dias de competição. Com estas condições, acreditamos que os melhores surfistas portugueses vão elevar o nível nesta etapa inaugural.”
Agenda do Allianz Figueira Pro
Sexta-feira, 29 de março
07h00 – Início dos trials masculinos
10h00 – Ações do Programa Mar Vivo Pingo Doce – Jerónimo Martins
Sábado, 30 de março
07h00 – Segunda chamada da competição (sujeita a confirmação)
16h00 – Expression Session
17h00 – Festa com Da Chick – DJ Set
Domingo, 31 de março
08h00 – Terceira chamada da competição (sujeita a confirmação)
14h00 – Homenagem a Abílio Pinto, seguida das finais
15h00 – Entrega de prémios
Outros destaques da competição
O Allianz Figueira Pro marca também o arranque da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá premiar os surfistas com melhor desempenho nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Entre os prémios paralelos, estão o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação feminina), Waversby Round (melhor performance do round 3), a Expression Session e prémios especiais para os melhores surfistas locais.
Na Figueira da Foz, arranca também a disputa pelos wildcards para o Quiksilver Fest, em França, com os melhores classificados da Liga MEO Surf a receberem convites para a prestigiada prova internacional.
Fantasy Surfer – Participação aberta
Os fãs podem também participar na Fantasy Surfer em fantasy.ansurfistas.com, onde o vencedor da etapa ganhará um fato de surf Quiksilver Highline. As equipas devem ser formadas até às 7h00 de sexta-feira, 29 de março.