18.2 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Abril 23, 2025

Luís Perloiro e Francisca Veselko conquistam Allianz Figueira Pro e lideram Liga MEO Surf 2025

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Luís Perloiro e Francisca Veselko foram ontem coroados como os grandes vencedores do Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2025, que decorreu ao longo dos últimos três dias na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. O evento ficou marcado pela qualidade das ondas e pela grande performance dos atletas, que agora lideram o ranking nacional rumo aos títulos.

O dia final começou com os quartos-de-final masculinos, onde Luís Perloiro venceu Francisco Mittermayer. Com a juventude a dominar na véspera, a experiência do surfista de Lisboa, de 26 anos, fez-se sentir. Nas meias-finais, Perloiro superou João Mendonça e garantiu a sua terceira final na Liga MEO Surf, algo que não acontecia desde 2020.

Do outro lado da competição, Francisco Ordonhas continuou a demonstrar um desempenho sólido, vencendo Martim Nunes nos quartos-de-final e Afonso Antunes nas meias-finais. Depois da sua primeira vitória na Liga MEO Surf, em 2024, na Ribeira Grande, Ordonhas procurava repetir o feito.

Porém, na final, Perloiro mostrou-se imparável, abrindo com uma performance contundente. Com um total de 16,50 pontos e a melhor onda do campeonato (9,50 pontos num máximo de 10), o surfista conseguiu segurar a vantagem sobre Ordonhas, que terminou com 14,35 pontos. Esta é a primeira vitória de Perloiro na Liga MEO Surf.

“Confirmou-se o cliché de que ‘à terceira é de vez’”, afirmou Luís Perloiro após a prova. “Estou super feliz, nem sei bem como reagir, porque nunca tinha ganho um campeonato na categoria máxima. O último que venci foi em Sub-18, há cerca de 10 anos. Voltar a ganhar é uma sensação incrível.”

Na competição feminina, Francisca Veselko manteve um alto nível ao longo de todo o evento. Nas meias-finais, somou 15,75 pontos e derrotou Maria Salgado, assegurando um lugar na final frente a Teresa Bonvalot, que eliminou Gabriela Dinis.

Depois de uma importante vitória no circuito europeu da WSL, em Marrocos, Veselko prolongou o seu momento de forma, mesmo tendo pela frente a campeã nacional em título. Num duelo equilibrado, a campeã de 2021 e 2023 conseguiu duas notas acima de 7 pontos, terminando com um total de 14,75 pontos contra 12,25 de Bonvalot.

“Esta é uma onda onde me sinto muito conectada”, afirmou Veselko após a final. “Saio daqui com a vitória e, na próxima etapa, vou vestir a licra amarela, algo que já não acontecia há muito tempo. Estou a começar o ano da melhor forma e quero manter esta consistência.”

Para além das vitórias na etapa, Perloiro e Veselko também dominaram os sub-troféus. A performance de Veselko na ronda 3, com 16,25 pontos, valeu-lhe o Bom Petisco Girls Score e o prémio Waversby Round. Já Perloiro arrecadou o Prio Best Wave, graças à onda de 9,5 pontos na final.

Com este resultado, Luís Perloiro e Francisca Veselko partem para a segunda etapa na liderança da Liga MEO Surf, envergando as licras amarelas Go Chill. Ambos também lideram o ranking da Allianz Triple Crown, prémio que distingue os melhores surfistas das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

A próxima etapa, o Somersby Porto Pro, disputa-se de 25 a 27 de abril, no Porto e em Matosinhos.

 

(Fotografia: Jorge Matreno/Associação Nacional de Surf)

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos