13 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Exposição do pintor João Reis muda da Quinta das Olaias para o Museu Municipal

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Museu Municipal da Figueira da Foz Santos Rocha inaugura, no dia 4 de setembro, a exposição permanente “João Reis 1889-1982 – A Intuição da Pintura”, cujo acervo estava no edifício da Quinta das Olaias.

A exposição do artista naturalista resulta de uma colaboração protocolar entre o Câmara Municipal da Figueira da Foz e a família de João Reis, depositária do seu espólio que está à guarda da autarquia figueirense.

O Município da Figueira da Foz destaca que a exposição é constituída por cerca de 80 obras (sete pertencentes à coleção de pintura do Museu Municipal) e se encontra organizada em núcleos específicos, “reveladores das fases e diversidade artística do artista”.

“’João Reis 1889-1982 – A Intuição da Pintura’ constitui um testemunho realista da história da Figueira da Foz, que o artista plástico tanto apreciava, e um valioso contributo para o entendimento das vivências da região”.

A sua originalidade “liga-se a um tratamento moderno das suas temáticas naturalistas, de caráter etnográfico”.

O Município da Figueira da Foz salienta o “fascínio e habilidade técnica de João Reis pela observação do mar e das figuras populares anónimas”.

Maria de Aires Silveira, curadora da exposição, considera que “João Reis é o pintor da Figueira da Foz e dos intervenientes na faina marítima” e que “nenhum outro artista terá captado, em tantas pinturas, os dramas dos pescadores desta zona, retratados individualmente e em grupos, na labuta diária e em momentos de lazer, como a excecional obra ‘O cantador de Buarcos’, menção honrosa no Salon de Artistas Franceses, em 1935”.

A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 09:30 às 18:00, e aos fins de semana das 14:00 às 19:00.

A partir de 16 de setembro, o Museu Municipal Santos Rocha retoma o horário de inverno, pelo que as visitam passam a realizar-se de terça a sexta-feira, das 09:30 às 17:00, e aos sábados das 14:00 às 19:00.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d