A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, da Figueira da Foz, comunicou este sábado, com pesar, o falecimento do seu vice-presidente da Direcção António Ramos Silva, activo dinamizador cultural.
O texto divulgado pela colectividade é o seguinte:
«TEIMOSAMENTE SOMOS TODOS ANTÓNIO DE CORAÇÃO CHEIO DE SAUDADE
Ativo dinamizador cultural, ANTÓNIO RAMOS SILVA era o atual vice-presidente da Direção da Sociedade FILARMÓNICA DEZ DE AGOSTO e faleceu nesta sexta-feira, dia 7 de outubro de 2022.
A DEZ DE AGOSTO curva-se perante a sua memória. A partida do ANTÓNIO é uma dor que nos une. E une a maioria dos figueirenses porque o ANTÓNIO RAMOS era um eficiente cultor do associativismo e estava direta e indiretamente ligado a vários grupos e associações. O ANTÓNIO respirava Figueira por todos os poros.
O António era Figueira e era Família: os seus amores.
O seu olhar singular, artístico e progressista, resultou em fotografias tematicamente diversas que subiram aos grandes palcos expositivos.
Na música colaborou e incentivou agrupamentos da cidade e do concelho.
Do ANTÓNIO despedem-se as “Mulheres de Tavarede” dizendo Toninho: farás sempre parte de nós.
A “MAGENTA – Associação dos Artistas pela Arte” assegura com pesar que ANTÓNIO RAMOS, o Amigo, Artista e Sócio nunca será esquecido.
A EmCantos – Associação de Inovação e Tradições lembra a amizade que o António fazia por cultivar de maneira pura e com entusiasmo juvenil.
Lemos, numa comunhão de amargura, o que escrevem os nossos amigos – os AMIGOS DO ANTÓNIO – e são tantos, tantos!
Na internet lemos também a recente marcação de uma atividade de exercícios de Yogilates, uma dentre várias atividades que o ANTÓNIO dinamizava, conseguindo os melhores colaboradores-coordenadores.
Das suas últimas ações na DEZ DE AGOSTO recordamos a Sessão de Poesia subordinada ao tema A PAZ e a ativa participação na decoração com rosas de papel do troço da Rua das Rosas, em frente à nossa sede, para marcar os 142 anos da nossa Teimosa Coletividade.
Não temos apenas a nossa bandeira plantada a meia-haste na nossa sede. Regamos a cidade com as nossas lágrimas já saudosas do nosso ANTÓNIO. E por isso, estamos publicamente a comunicar que, hoje e sempre, na Sociedade Filarmónica DEZ DE AGOSTO, TEIMOSAMENTE, SOMOS E SEREMOS SEMPRE TODOS ANTÓNIO DE CORAÇÃO CHEIO DE SAUDADE.
Obrigado por tudo, ANTÓNIO.
A DIREÇÃO da SF DEZ DE AGOSTO solidária com a MARIA JOÃO e com toda a Família do ANTÓNIO».