14.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Teixeira Veríssimo: anterior presidente do Hospital da Figueira da Foz é candidato à Ordem dos Médicos do Centro

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A lista encabeçada por Manuel Teixeira Veríssimo (ex-presidente do Hospital Distrital da Figueira da Foz) apresentou, esta quinta-feira, a candidatura aos Órgãos Sociais da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

A cerimónia realizou-se na sede da SRCOM e contou com a presença de vários apoiantes, como o antigo Bastonário da Ordem dos Médicos e Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva; o atual Presidente da SRCOM e candidato a Bastonário, Carlos Cortes; e o mandatário da lista, Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. As eleições estão marcadas para janeiro de 2023.

Sob o lema “Ser Médico Hoje, Pensar o Amanhã”, Manuel Teixeira Veríssimo, especialista em Medicina Interna e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, apresentou as linhas orientadoras da candidatura. O Professor anunciou um programa de continuidade, em linha com a atual direção da SRCOM, defendendo uma intervenção assertiva e construtiva em nome dos Médicos, dos Doentes e da Qualidade da Saúde em Portugal. Manuel Teixeira Veríssimo referiu ser tempo de “reavaliar o processo das concentrações de hospitais, nomeadamente dorecém-falado processo das concentrações de maternidades, na região Centro, tendo sempre presente o princípio da acessibilidade da população a uma Medicina de qualidade”.

O candidato adiantou ainda que “a atividade privada dos médicos e das instituições privadas de saúde, que tem cada vez mais peso no sistema, devem merecer a atenção da Ordem dos Médicos, garantindo que a qualidade da Medicina prestada estará presente também no setor privado e social da Saúde da Região Centro”.

Candidato à Presidência do Conselho Regional, Manuel Teixeira Veríssimo nomeou ainda os candidatos à Presidência dos restantes Órgãos Regionais da SRCOM: Guilherme Tralhão é candidato à Presidência da Assembleia Regional, Rui Passadouro à Presidência do Conselho Fiscal e Paula Coutinho à Presidência do Conselho Disciplinar.

A SRCOM na defesa dos Médicos, dos Doentes e da Saúde

Composta por uma equipa experiente e conhecedora do trabalho da SRCOM, a lista candidata defende uma maior qualidade da Saúde na região Centro; mais e melhor qualificação médica; a normalização das carreiras médicas; a afirmação da liderança médica da Saúde; e a promoção da saúde e bem-estar dos médicos.

Manuel Teixeira Veríssimo pretende atribuir o papel de Provedora da Saúde e do Doente à Ordem dos Médicos, organismo que, segundo o candidato, deve constituir-se como representante por excelência da classe médica junto da tutela, nomeadamente no âmbito das reformas estruturais a implementar na região Centro. “Vamos acompanhar de muito perto o trabalho a desenvolver pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como as alterações decorrentes da aprovação do estatuto do SNS”, afirmou o candidato à Presidência do Conselho Regional da SRCOM.

Neste âmbito, o candidato reafirmou a importância da promoção da literacia em Saúde junto da população, prevendo no seu programa iniciativas para dotar a população de um maior conhecimento nesta área, de forma a poderem colaborar nas decisões de saúde que lhes dizem respeito.

Manuel Teixeira Veríssimo sublinhou a competência da equipa que o acompanha. “Antes de terminar, não posso deixar de referir a qualidade da equipa que se candidata com o lema ‘Ser Médico Hoje, pensar o Amanhã’. Estou certo de que muito iremos contribuir para Saúde da população da Região Centro e para o prestígio da Ordem dos Médicos”.

Sobre Manuel Teixeira Veríssimo

Candidato à Presidência da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, especialista em Medicina Interna e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz entre 2018 e 2022. Foi diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra, presidente do Centro de Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais, da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Durante mais de 28 anos, entre 1990 e 2018, Manuel Teixeira Veríssimo foi Médico Assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, nos últimos anos como Assistente Graduado Sénior. Em 2014, coordenou a comissão instaladora da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos, a que preside atualmente.

Natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, estudou em Coimbra, onde se licenciou em Medicina, em 1980. É mestre em Medicina do Desporto e doutorado em Medicina, pela Universidade de Coimbra.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d