15.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

“Prémio João Ataíde” 2022 será entregue segunda-feira

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A entrega do “Prémio João Ataíde” 2022 terá lugar na Sala 9, sita na sede da CIM Região de Coimbra, no dia 31 de outubro, segunda-feira, pelas 11h00.

O prémio visa distinguir o trabalho realizado por um(a) jovem, entre os 18 e os 35 anos, natural da Região de Coimbra, que tenha inequívoco valor percebido no seu percurso profissional e pessoal, nas áreas do direito, da economia, da gestão, das ciências e/ou inovação, e que se distinguiu de forma inequívoca no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.

A CIM Região de Coimbra criou o  “Prémio João Ataíde”, como forma de reconhecer o excecional percurso do antigo secretário de Estado, presidente da CIM Região de Coimbra, presidente da Câmara da Figueira da Foz e deputado, sublinhando o seu inestimável contributo em prol das pessoas e do desenvolvimento da Região, e prestando público apreço pela sua ação e pelo valor suas realizações, na dimensão humana e profissional.

João Ataíde, que faleceu a 21 de fevereiro de 2020. nasceu a 3 de maio de 1958, na Figueira da Foz. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, participou no programa de Capacitação Avançada de Líderes orientado pela Nova School of Business and Economics.

Foi Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra e do Porto, e Perito, representando o Estado Português, para acompanhar no Conselho da Europa os trabalhos da Comissão Ad Hoc sobre a Luta contra o Tráfico dos Seres Humanos. Acompanhou ainda algumas reuniões da Comissão Europeia para discussão do plano comum de ação relativo a essa temática.

Frequentou o Curso de Auditores Nacionais de 2008/2009 do Instituto de Defesa Nacional e o Curso de Pós-Graduação em Justiça Europeia de Direitos do Homem da Faculdade de Direito de Coimbra, bem como o Curso de Organização e Gestão de Tribunais do CES (Centro de Estudos Sociais da da Universidade de Coimbra) e da ASJP (Associação Sindical dos Juízes Portugueses).

Foi membro da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos – entidade administrativa independente que funciona junto da Assembleia da República, do Conselho de Julgados de Paz e exerceu ainda funções de Vice-Presidente da Seção de Municípios com Atividade Piscatória e Portos da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Em outubro de 2009, assumiu o primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e, em 2013, é reeleito Presidente do mesmo Município, exercendo igualmente o cargo de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Em abril de 2019 tomou posse como Secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional. Na anterior legislatura assumiu a função de deputado na Assembleia da República.

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d